Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Cartório de Lucas do Rio Verde realiza campanha de combate à dengue em escolas municipais

27.04.2016
18:44
FONTE: Ícone Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Para combater o Aedes aegypti, um projeto está percorrendo as escolas de Lucas do Rio Verde (332 km a norte de Cuiabá). Colaboradores do Cartório Magalhães – 1º Ofício de Lucas do Rio Verde - realizam até o dia 13 de maio a campanha de prevenção e combate ao Mosquito, “Pequenos Xerifes”.


A serventia pretende com a ação orientar as crianças 4 a 10 anos de idade, por meio de um bate-papo realizado em sala de aula, sobre a importância de prevenir o nascimento do mosquito em conjunto com os pais.


Segundo o gestor de T.I. da serventia e organizador da campanha, Mayko Keoma E. Desto, o cartório já trabalhou em outros projetos de cunho socioambiental, e inclusive já realizava o trabalho de conscientização contra a dengue dentro do ofício com seus funcionários, porém há cerca de um mês, começaram a idealizar a campanha nas escolas da região.


“Os colaboradores batem um papo abordando todos os aspectos da doença, desde como os mosquitos se reproduzem a o que fazer para erradicá-los. Após a conversa, distribuem panfletos, que contém um vocabulário infantil e que funcionam como um ‘check list’”, explica.


Neste folder consta uma lista de todas as atividades que os pais devem realizar em casa para evitar o acúmulo de água parada. “Dessa maneira as crianças, nomeadas xerifes, devem fiscalizar e monitorar os pais para que realizem todas as tarefas completando assim sua missão de xerife”, pontua Mayko. Ele ainda complementa que os professores também participam da ação, pois recolhem os panfletos e entregam ao cartório, para que os colaboradores tenham controle da atividade.


O gestor de T.I. ainda ressalta que trabalhar com crianças acaba envolvendo a sociedade como um todo. “Sabemos que, diferentemente dos adultos, as crianças cobram. Elas vão questionar se tem folha na calha, se os vasinhos de plantas estão com areia. E através dessa interação familiar, os adultos também serão atingidos”.


Mais de 5 mil panfletos foram produzidos, além de banners e camisetas para os participantes da campanha. Segundo Desto, a contribuição do Cartório para projetos como esse visa única e exclusivamente o bem-estar social.


“Um dos nossos valores é a responsabilidade socioambiental. Nós temos uma conscientização enorme pelo bem estar e conservação da saúde. Por isso realizamos um trabalho filantrópico e o nosso retorno é a gratificação. É uma responsabilidade nossa de auxiliar na prevenção do mosquito e, consequentemente, é um benefício para todos nós, porque eliminando os focos, no final todo mundo sai ganhando, o cartório, as crianças e a cidade”, explica.


Para a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, a campanha do Cartório Magalhães se destaca por interagir com crianças, conscientizando desde cedo para que futuramente a doença finalmente seja erradicada.


“Ações como essas são importantes, mantendo a sociedade engajada na luta contra a epidemia de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti”, afirma.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO