Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Casa Cor MT une sustentabilidade e bom gosto

27.06.2016
15:56
FONTE: Pau e Prosa Comunicação

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de construções sustentáveis, atrás dos Estados Unidos e da China. O desenvolvimento tecnológico e a preocupação com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente deixaram de ficar em segundo plano e passaram a ocupar uma posição de destaque na construção civil. Esse conceito é destaque na CASA COR Mato Grosso deste ano, que acontece em Várzea Grande.

Ser sustentável deixou de ser unicamente a preocupação com o meio ambiente, é se preocupar com o futuro de milhões de indivíduos. Tendo em vista essa preocupação, muitas pessoas buscam atitudes mais saudáveis ao meio ambiente e começam da própria casa, optando por materiais alternativos na construção civil.

Entre os mais utilizados, encontra-se cimento e tijolos ecológicos, tintas minerais, telhas alternativas e também bambu. De acordo com especialistas, alguns itens podem custar um pouco mais do ponto de vista financeiro, no entanto, se pensar no impacto ambiental gerado pela produção e manejo eles saem muito mais baratos.

Para a arquiteta Luciana Duarte, os materiais causam grande influência na sustentabilidade das edificações, desta forma é necessário buscar sempre procedentes de fontes renováveis ou reciclados, o que torna imprescindível a importância das normas e selos de qualidade. Pensando nisso, o ambiente "Quarto da Moça" projetado para a CASA COR Mato Grosso, exibida entre 16 de setembro e 30 de outubro deste ano, contará com objetos que defendem essa ideia.

Segundo ela, na área da Arquitetura, o profissional tem o dever de projetar espaços que proporcionem melhor qualidade de vida, utilizando de técnicas que priorizem a conservação do meio natural, de forma que a edificação inserida converse com o seu entorno, respeitando os níveis naturais da topografia e a vegetação local, analisando os impactos e a infraestrutura existente.

"As edificações devem ser planejadas com a orientação adequada, para que possam usufruir de iluminação e ventilação naturais abundantes, aproveitando das condições climáticas do local, garantindo conforto e racionalização ao usuário", orientou Luciana.

Arquitetura e Decoração

Além dos benefícios ecológicos, a utilização sustentável traz novas alternativas para engenheiros e decoradores. Essa tendência não poderia ficar de fora da CASA COR Mato Grosso, maior Mostra de Arquitetura, decoração e paisagismo da América.

A Arquitetura e decoração são áreas que casa vez se empenham para minimizar os impactos ambientais. "Hoje há meios de reduzi-los tanto na fabricação dos produtos quanto na sua aplicação", destaca a arquiteta. 

Uma das opções, segundo Luciana, é usar revestimentos feitos de materiais ecológicos ou o próprio cimento como piso. A iluminação também tem alternativas mais sustentáveis, como as lâmpadas LED que, apesar de terem um custo mais alto no início, compensam pela durabilidade dez vezes maior que as incandescentes. Além disso, as LEDs consomem bem menos energia.

Para começar a mobiliar a casa, materiais com MDF ecológico é uma boa opção, pois são livres de formaldeídos (principal componente poluente).

Os móveis não precisam ser trocados por completo, é possível reformá-los, dar outra cara e reaproveitá-los, o que é bastante comum na Mostra da CASA COR Mato Grosso. Uma cômoda antiga que é herança da avó pode ser revitalizada e até mesmo uma cesta de palha que foi deixada de lado pode ser pintada e ser usada como um revisteiro. A ideia é evitar o descarte!
 
CASA COR

A CASA COR Mato Grosso 2016 será realizada entre os dias 16 de setembro e 30 de outubro no Várzea Grande Shopping, em Várzea Grande.
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO