Mato Grosso, 08 de Maio de 2024
Mato Grosso

Casa da Cultura de Nova Mutum recebe visita de representantes do Iphan

10.09.2014
10:17
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A equipe da Casa da Cultura de Nova Mutum, instituição ligada ao departamento de Cultura do Município recebeu, durante esta segunda-feira, 8, a visita da superintendente do instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), Marina Lacerda e também da presidente da Federação Matogrossense de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola.
 
Ao longo do dia, ambas conheceram o município, foram recebidas pelo prefeito Adriano Pivetta em seu gabinete municipal, visitaram as instalações da Casa da Cultura, conheceram os instrutores que atuam na área e assistiram a apresentações de oficinas de cururu e Siriri desenvolvidas na Instituição.
 
“Nova Mutum se destacou com um pontinho de cultura da viola de cocho no estado de Mato Grosso, que prestigiou o replantio da arvore da viola que é o xinbuva, as oficinas de Siriri com a transmissão de saber de alguns grupos tradicionais aqui como também o Cururu. Esse ponto contemplou toda a necessidade de saber da cultura de viola de cocho”, disse a superintendente do instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), Marina Lacerda.
 
O encontro teve avaliação positiva por parte dos coordenadores e profissionais da cultura em Nova Mutum.
 
“A nós profissionais é uma injeção de animo. Estaremos imbuídos em ações contínuas que irão fortalecer os trabalhos do pontinho aqui em Nova Mutum. Com possibilidades de novos convênios e futuras melhorias”, ressaltou Dedma Albuquerque, instrutora de programas culturais.
 
“Tanto a representante do Iphan quanto da Federação nos apresentaram as novidades e nos colocaram a par das possibilidade de melhoras para o nosso pontinho da viola de cocho. Iremos trabalhar a partir de agora em conjunto nesse resgate de tradição, tanto em oficinas de confecções de instrumentos quanto em oficinas musicais da viola”, destacou Marta Sfredo, coordenadora do departamento de Cultura.
 
Ao longo da tarde uma reunião envolvendo os coordenadores da Casa da Cultura e departamento de Cultura debateu novas possibilidades que podem reforçar os trabalhos da cultura em Nova Mutum.
 
“Nossa proposta é analisar as maneiras e modos como as culturas de viola de cocho, Cururu e Siriri são desenvolvidas. Com essas informações poderemos formatar novos projetos a serem desenvolvidos em municípios onde há essa preocupação em preservar a cultura”, destaca a presidente da Federação Matogrossense de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola.
 
Pontinho de Cultura
O Pontinho de Cultura Viola-de-Cocho em Nova Mutum foi criado em 2011 pela Secretaria de Cultura do Estado. Foram plantados 1 mil e 500 mudas de Ximbuva, árvores que cedem a madeira para a confecção da viola de cocho, cultura tradicional no Estado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO