Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Casos de afogamento quase dobram em Mato Grosso, dizem bombeiros

16.01.2015
20:31
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O número de ocorrências de afogamentos aumentou em Mato Grosso, tanto no ano passado em relação a 2013 quanto nos primeiros dias deste ano em um comparativo com o mesmo período de 2014. Conforme dados do Corpo de Bombeiros, aumentou em 77,2% o número de casos de 2013 para 2014. De 88, saltou para 156. Nas primeiras duas semanas deste ano, seis pessoas morreram afogadas. 

O ano é atípico, na avaliação do tenente do Corpo de Bombeiros, Janisley Teodoro, já que nos primeiros 15 dias do ano passado nenhuma ocorrência havia sido registrada. "Normalmente, quase não temos ocorrências em janeiro, mesmo sendo mês de férias", explicou Teodoro.

Já o representante da Marinha do Brasil no estado, capitão Alessandro Nonato, analisa que parte dos afogamentos ocorre por imprudência. "As pessoas continuam a usar as embarcações de forma imprudente. Acham que é um brinquedo, o que na verdade não é. Além disso, as pessoas não se atentam aos riscos, principalmente das correntezas. Combinar atividades de navegação e natação é temerário", alertou.

Das 156 ocorrências de afogamento registradas no ano passado, nem todas tiveram vítimas fatais, de acordo com o Corpo de Bombeiros. "São ocorrências que envolvem vítimas na água e não necessariamente mortes", explicou. A corporação informou que não tem o levantamento de quantas pessoas morreram por afogamento em 2014.

Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, lideram o ranking dos municípios mato-grossenses com maior índice de afogamentos. Ao todo, foram 21 nas duas cidades. O mês com maior número de ocorrências é outubro, quando 34 pessoas foram vítimas de afogamento.

Nesta quinta-feira (15), dois corpos de vítimas de afogamento foram resgatados em locais distintos. O corpo do jovem Raphael Vieira Garcia, de 21 anos, foi encontrado na região do Rio Quilombo, no Lago de Manso, depois de dois dias de desaparecimento. Ele havia caído no lago após o barco em que ele estava virar. Ventava muito no momento em que eles navegavam e a embarcação teria virado depois de uma tentativa de manobra.

Outra vítima estava desaparecida há quatro dias no Rio Teles Pires, em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá.O rapaz pilotava um barco na última segunda-feira (12) e a embarcação virou. A vítima transportava passageiros de uma pousada da região quando ocorreu o acidente. No entanto, os passageiros usavam coletes e sobreviveram.

Nenhuma das duas vítimas usava colete salva-vidas. Segundo Nonato, é preciso ter atenção especial quanto aos equipamentos de salvaguarda. “O colete salva-vidas e as boias circulares são equipamentos obrigatórios. E constata-se, infelizmente, nessas duas últimas ocorrências, no Lago do Manso e em Paranaíta, que os dois não portavam coletes”, frisou.

A Marinha já realizou 150 abordagens em rios e lagos e mais de 325 embarcações foram notificadas e quatro apreendidas somente neste ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO