Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Casos de dengue, febre chikungunya e vírus da zika têm queda em MT

16.02.2017
16:52
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mosquito Aedes aegypti é transmissor de doenças como dengue, vírus da zika e febre chikungunya
O número de casos de dengue, febre chikungunya e vírus da zika em Mato Grosso teve queda nas quatro primeiras semanas deste ano, informou a Secretaria de Estado de Saúde. A redução mais expressiva foi na quantidade de pessoas que contraíram o vírus da zika, que diminuiu de 10.371 para 27. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (15). As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Com incidência de um caso para cada 100 mil habitantes, há casos de vírus da zika nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Arenápolis, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Poconé, Primavera do Leste, Rosário Oeste, Querência e Várzea Grande.

Os casos de dengue, registrados em 71 municípios, também tiveram queda, baixando de 10.814 para 969. Não há confirmação de mortes em decorrência da doença, mas há casos em investigação em Colíder e Sinop, e um em Campo Grande (MS) no qual a doença teria sido contraída em Cuiabá. A incidência da doença é de 30 casos a cada 100 mil habitantes.

Os números de notificações de febre chikungunya diminuíram de 394 para 70 durante o mês de janeiro de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. Com incidência de dois casos a cada 100 mil pessoas, a doença foi registrada no mês de janeiro em Alto Araguaia, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Dom Aquino, Guarantã do Norte, Jauru, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Primavera do Leste, Querência e Várzea Grande.

Apesar da queda, a Secretaria de Saúde afirma que ainda é preciso combater a proliferação do mosquito transmissor das doenças. O período chuvoso aumenta o número de criadouros do Aedes aegypti.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO