Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Catadores de Recicláveis recebem ações de valorização

30.08.2012
18:26
FONTE: Dayane Pozzer / Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A iniciativa do ‘Movimento União Cidadã: Recicla Rondonópolis’, em parceria com órgãos públicos, entidades e empresas do município, vai realizar junto a 70 catadores ações de saúde, beleza, assistência social, alimentação e lazer. O Dia de Valorização do Catador de Recicláveis será no Lixão da cidade, localizado próximo ao presídio da Mata Grande, a partir das 14 horas.
 
Além de assistirem a palestras sobre álcool, drogas e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os catadores poderão fazer cortes de cabelo, testes de saúde, receber vacinas contra gripe, tétano e hepatites, emissão da carteira do SUS, cadastro em programas do Governo Federal e emissão de documentos pessoais. Os alunos da Associação Koblenz Brasil (Kobra) irão fazer uma apresentação artística como homenagem aos trabalhadores.
 
Conforme Ana Paula Beer, voluntária do ‘Movimento União Cidadã: Recicla Rondonópolis’, o objetivo é valorizar o catador de recicláveis e mostrar para a sociedade a importância destes trabalhadores, que exercem a atividade honestamente e contribuem com o meio ambiente e limpeza da cidade. “Queremos mudar a estigma que a sociedade tem sobre o catador. Ele é um verdadeiro agente ambiental”, defende a voluntária.
 
O responsável pelo Departamento de Resíduos Sólidos do Sanear, Marcelo Spani Goiano, destaca que a iniciativa é inédita dentro do Lixão. “O catador é muito importante dentro do contexto ambiental e de limpeza, não somos ninguém sem eles, portanto, queremos mostrar o quanto a atividade exercida por eles com tanto empenho é fundamental para todos”, acrescenta o responsável.
 
PARCEIROS
Para realizar a ação, o ‘Movimento União Cidadã: Recicla Rondonópolis’ conta com o apoio do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Promoção e Assistência Social, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Associação Koblenz Brasil (Kobra), Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aegro), Senai, Centro-Oeste Ambiental, Rede Cemat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, Grupo Petrópolis, Sicredi e Fundação André Maggi.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO