Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Cerca de 40 alunos passam mal e alguns desmaiam em escola de MT

27.03.2015
11:25
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Crianças passaram mal em escola e foram levadas para hospital em microônibus

Pelo menos 40 alunos da Escola Municipal Vitor Quintiliano, na zona rural de Comodoro, a 677 km de Cuiabá, passaram mal durante a aula, nesta quinta-feira (26), e foram encaminhadas para o hospital. A professora Juliane Santos contou que foi um momento de pânico, pois as crianças começaram a se coçar, a vomitar e a cair no chão, desmaiadas.

"Primeiro, uma criança veio até mim e reclamou que estava com coceira. Daí, perguntei o que tinha acontecido e ela falou que não sabia. Pedi que ela levantasse a blusa e levei um susto ao ver que ela estava com o corpo todo vermelho. Nisso, outra criança também estava se coçando. Peguei os dois para tirar da sala e quando vi praticamente todos os alunos estavam se coçando. Saí correndo para chamar o diretor e quando voltei tinha alunos vomitando, caídos no chão e tremendo de frio", relatou a professora. Segundo ela, a coceira se alastrou em questão de 20 minutos da primeira reclamação.

Ainda não se sabe o que teria provocado a suposta alergia nos alunos. A principal suspeita é de que seria a água, mas, de acordo com o diretor da escola, Gecimar Alves Pereira, teve aluno que bebeu a água e não passou mal e outros que não tomaram e passaram mal. Assim que os alunos começaram a passar mal, o diretor disse ter pedido socorro. Uma ambulância com uma equipe médica chegou ao local, mas era insuficiente para transportar todas as crianças até o hospital de Comodoro. A Gleba Águas Claras, onde fica a escola, fica a 25 km da cidade. Nenhum professor passou mal.

Os primeiros socorros ainda no local foram prestados por um médico e três enfermeiras. E, então, dois microônibus foram até a unidade para levar as crianças até a cidade. Durante o percurso, algumas que estavam em situação mais grave já foram tomando soro. Dos 40 que passaram mal, 25 tomaram soro com medicação para alergia. Nesta sexta-feira (27), duas crianças voltaram ao hospital com os mesmos sintomas de ontem.

Uma delas delas é a estudante da 6ª série Maria Eduarda, de 11 anos. A mãe dela, Márcia Cristiane Dias, contou ao G1 que a filha foi medicada ontem e que depois foi liberadas, mas depois que passou mal de novo, em casa. Ela então voltou ao hospital na manhã de hoje e o médico pediu que ficasse internada. "Ontem à noite, ela passou mal, vomitou, mas pensei que fosse por causa da medicação. Só que hoje cedo ela piorou, começou a ter coceira de novo e reclamar de dor de cabeça, daí voltei ao hospital com ela", afirmou a mãe. A menina estuda a 6ª série. 

O diretor da escola contou que a água servida na escola vem de uma mina e chega até a caixa d'água por gravidade. Na avaliação dele, o problema não deve ter sido causado pela estrutura da escola. "A escola foi construída em 2011 e é de alvenaria. É adaptada, tem tudo. Não acredito que seja por causa da condição da escola, porque está sempre limpa", avaliou.

Contudo, para tentar identificar o que pode ter causado esse mal estar e a coceira, amostras da água da escola foram coletadas para análise, como informou o secretário de Saúde do município, Vilmontes Pereira. "Fizemos coletas da água do bebedouro, da caixa e da mina. Suspeitamos que tenha sido algum veneno aplicado no campo, mas ainda não temos certeza. Precisamos fazer a análise da água", disse. O resultado dessa análise deve sair na segunda-feira (30). Além disso, uma equipe foi até a escola para fazer uma desinfecção de fungos e bactérias.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO