Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Chefe do Ministério da Transparência em MT deixa cargo à disposição

31.05.2016
08:13
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O chefe do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle - extinta Controladoria-Geral da União - em Mato Grosso, Sérgio Akutagawa, colocou o cargo à disposição nesta segunda-feira (30), em protesto pela permanência do ministro Fabiano Silveira à frente do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, Silveira faz críticas à condução da Lava Jato e dá conselhos a investigados na operação.

Segundo Akutagawa, todos os 21 servidores do órgão em Mato Grosso assinaram um documento em que se comprometem a deixarem os cargos à disposição e a não assumirem novos cargos enquanto o ministro permanecer no cargo.

"Os chefes das CGUs dos 26 estados assinaram um documento único que será entregue ao ministro, em Brasília, ainda esta noite. Todos nós decidimos aderir ao movimento. Aparentemente, pode parecer que houve um aparelhamento da Contorladoria-Geral da União, mas lutamos para manter a nossa imagem há 14 anos e ver a CGU se tornar um órgão político nos desagrada muito", disse o chefe da CGU, ao G1.

Os chefes regionais do Ministério da Transparência pedem a exoneração do ministro. A mobilização é realizada pelos servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU), que teve suas atribuições absorvidas pelo recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Demissão
No início da noite desta segunda-feira (30), Fábio Silveira deixou o comando da pasta. Ele enviou uma carta de demissão ao presidente Michel Temer na qual afirma que, "não obstante o fato de que nada atinja a minha conduta, avalio que a melhor decisão é deixar o Ministério".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO