Mato Grosso, 28 de Março de 2024
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Com ‘Bom Futuro’ descartado, município apresenta duas áreas para novo aeroporto

19.05.2015
13:23
FONTE: ExpressoMT

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  • Terminal de passageiros do aeroporto Bom Futuro em Lucas do Rio Verde
Duas áreas estão em análise para receber o novo aeroporto de Lucas do Rio Verde. A informação foi dada hoje (19) pelo vice-prefeito Miguel Vaz Ribeiro. Avaliação da equipe que verificou as instalações do aeroporto Bom Futuro descartou a unidade de receber investimentos do Governo Federal através do programa de fortalecimento da aviação regional. Ao todo, são 270 aeródromos em todo o país, 13 em Mato Grosso, que fazem parte do programa.

Vaz Ribeiro afirmou que o planejamento de contemplar Lucas do Rio Verde não sofre alterações com o anúncio da conclusão do aeroporto de Sorriso. De acordo com o programa, existem requisitos para os municípios receberem os investimentos do Governo Federal. Um deles faz referência à distância entre os aeródromos.

A primeira avaliação do Bom Futuro detectou problemas que dificilmente serão sanados, como a presença de redes de transmissão de energia elétrica que não podem ser redirecionadas ou rebaixadas. Uma dessas redes impede decolagens e aterrissagens de aeronaves de médio porte. “Com isso, na época (da avaliação) nós tomamos a iniciativa de apresentar novas opções de áreas e a Secretaria Nacional de Aviação Civil esta estudando exatamente isso”, explicou o vice-prefeito, informando que o município está aguardando para os próximos dias qual das duas áreas apresentadas oferece as melhores condições para sediar o novo aeroporto luverdense.

“Está dentro do programa e prevê investimento, seja de reestruturação, seja da construção de um novo aeroporto. O que nós apresentamos é a proposta de um novo local e um aeroporto novo com a estrutura necessária contemplada dentro do programa”, acrescentou.

Em relação ao atual aeroporto, o município pode agregar a área ao Espaço do Empreendedor ou mesmo manter para pousos de pequenas aeronaves. 

Regionalizado, o futuro aeroporto pode atender vôos comerciais de aeronaves de médio porte, como as que transportam mais de 100 passageiros ou pouco menores, como o ATR 72, com capacidade para pouco mais de 70 ocupantes. Além da habilitação para receber vôos comerciais, o novo aeroporto vai operar diuturnamente.

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