Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Comissão do Senado aprova projeto que cria ZPE em Sorriso

28.05.2015
06:57
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, nesta quarta-feira (27), o PLS 21/2015 de autoria do senador José Medeiros (PPS-MT), que dispõe sobre a criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município mato-grossense de Sorriso, maior produtor de soja do mundo. “A criação de uma ZPE na cidade representará um estímulo importante para o desenvolvimento econômico da região. Será um grande avanço para o Mato Grosso”, afirmou o senador.
 
Para José Medeiros, a cidade atende ao principal requisito exigido para a criação de uma ZPE, que é localização privilegiada para exportação. Medeiros explica que o município se encontra em posição central no estado do Mato Grosso e já faz o escoamento da produção com destino ao exterior, o que poderá ser facilitado com o asfaltamento da BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém).
 
De acordo com o mato-grossense, Sorriso foi o município que apresentou a maior produção de soja em todo o território nacional em 2008, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, a aprovação do PLS 21/2015dinamizará não só a economia do município, mas também do seu entorno, estimulando a agregação de valor a uma produção já consolidada.
 
O relator, senador Wellington Fagundes (PR-MT), apresentou parecer favorável à proposição e afirmou que a ZPE de Sorriso contribuirá para a geração de renda e empregos. “A instalação da ZPE vai plenamente ao encontro dos interesses econômicos nacionais. A agregação de valor às exportações contribuirá tanto para a geração de renda e empregos, estimulando o desenvolvimento regional, quanto para o aumento do superávit comercial brasileiro”, destacou.
 
José Medeiros lembrou que na apresentação do projeto, no início do ano, conversou com o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, sobre a importância da criação da ZPE de Sorriso, e ouviu do prefeito se tratar de uma reivindicação antiga do município e que, entre outras coisas, a ZPE “vai alavancar o desenvolvimento da região”.
 
Aprovado na CDR, o texto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO