Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Comitê de Avaliação do Plano Municipal de Educação inicia trabalho técnico

21.08.2014
01:55
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com as mudanças no Plano Nacional de Educação, aprovadas no mês de julho, Lucas do Rio Verde formou o Comitê de Avaliação do Plano Municipal de Educação, composto por membros da Secretaria Municipal de Educação, do Fórum Permanente da Educação e do Conselho Municipal de Educação. Este comitê tem o objetivo de avaliar o plano municipal para alinhar com o novo plano nacional. 

Na noite de terça-feira (19), o comitê se reuniu para traçar o plano de ações que o grupo de trabalho realizará até o final do ano. A ação inicial será na próxima quarta-feira, dia 27 de agosto, onde será feito o lançamento do processo de avaliação no Plano Municipal de Educação. O evento será realizado na Câmara de Vereadores, às 19 horas.

A equipe técnica formada pelo comitê é responsável pela atualização do diagnóstico, redefinição das metas, estratégias e indicadores municipais. O Plano Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde foi instituído pela Lei 1.628, do ano 2008, e aborda metas até 2018 para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação superior, educação à distância, formação profissional, educação na escola do campo, educação especial, dentre outras.

Este plano está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação, e ligado diretamente às políticas públicas do município. O plano também precisa definir políticas e estratégias de envolvimento das ações municipais no atendimento estadual ou federal.

Para efetuar a atualização dos dados e metas para a educação do município, incluindo a rede pública e privada, o comitê vai promover reuniões com a comunidade para ouvir da população o que Lucas do Rio Verde tem e onde o município precisa melhorar.

Dentre as 20 metas nacionais, muitas o município já alcançou ou está perto de alcançar, como por exemplo, educação em tempo integral, quantidade de alunos em creche, crianças alfabetizadas, entre outras.

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o Plano Municipal de Educação é crucial para dar andamento nas ações e planejamento do futuro da educação no município. É ele que define as ações que serão aplicadas para atender com qualidade a demanda da área educacional.

“Este plano não atende apenas a rede municipal de ensino, ele engloba a rede estadual e particular, unindo toda a educação presente no município, por isso, todos devem contribuir para atingirmos nossas metas”, ressaltou a secretária.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO