Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Comitiva da Setas visita Tapurah para conhecer obras no município

13.04.2016
14:45
FONTE: Gabriela Gonçalves - Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Membros da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) visitaram Tapurah, nessa segunda-feira (11), para conhecer algumas obras no município, como a construção do Centro Integrado de Educação e Promoção Social (Cieps) e o projeto de reforma da antiga prefeitura, onde hoje funcionam a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras).


“Quando o prefeito esteve na Setas e nos falou dessa obra, ficamos interessados em fazer uma política voltada à segurança alimentar que trabalha o público mais vulnerável, a população educacional e viemos conhecer esse espaço, que é o Cieps, para ver como vai ser desenvolvida essa atividade aqui em Tapurah. Aqui é um espaço bem amplo que vai trabalhar desde a qualificação profissional, a questão do emprego no município e a questão da alimentação balanceada para todos os cidadãos. A política de segurança alimentar é uma política que a Setas começa a desenvolver, então estamos analisando e este projeto talvez seja o piloto voltado à questão da segurança alimentar no Estado, explicou a secretária adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira. Além dela, também fizeram parte da comitiva o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Marcos Sovinsk e Maisa Persona, Superintendente do Sistema Único Social, além das nutricionistas do município Nahyara Gomes e Francieli Maesta e o arquiteto responsável pela obra, Geferson Berte.


Para a primeira dama e secretária de Assistência Social em Tapurah, Danielle Eickhoff, faltava um espaço maior na cidade para eventos como palestras. “Teremos capacidade para 500 pessoas e hoje não temos mais do que 90 lugares em qualquer auditório do município. Além disso, vamos juntar aqui toda a infraestrutura de alimentação. Será uma central de refeições tanto de padaria quanto de restaurante para fazer a distribuição para as escolas e para os órgãos públicos. É muito importante a visita da equipe da Setas, que estão acompanhando a obra e também toda a parte de verba que vem do Governo do Estado, já que eles estão fazendo todo esse acompanhamento para que venha o mais rápido possível. Já  estamos fazendo as licitações para compras mas estamos aguardando a aprovação deles”, disse.


A obra irá abrigar cinco sessões importantes como o centro de eventos, a panificadora, a cozinha social, almoxarifado e posto de recebimento de produtos da agricultura familiar. De acordo com o prefeito municipal, Luiz Umberto Eickhoff, o projeto da obra foi apresentado na Setas e para o governador do Estado, Pedro Taques.


“Apresentamos um complexo com cinco itens em um prédio só, para tender várias questões. Vai ter um espaço para treinamento de todas as áreas, um centro de eventos para 500 pessoas sentadas. Pensamos em criar uma estrutura que seja completa e muito mais enxuta para que a gente resolvesse várias demandas, em uma obra só, melhorando a merenda escolar e a questão de trabalho das pessoas que trabalham na merenda e também tendo essa oportunidade de treinamento para todos os servidores do município e outras pessoas também, em capacitações. O governador assumiu esse compromisso de enviar essa equipe de técnicos que trabalha com a segurança alimentar no Estado, pensando também em restaurante popular nesse espaço. Então nós já tínhamos projeto isso e o governo do estado teve todo o interesse dessa implantação, de fazer uma parceria”, ressaltou Eickhoff,  que ainda acrescentou que foram solicitados R$600 mil para os equipamentos e os técnicos vieram para avaliar.


“Colocamos dentro do sistema do estado toda essa planilha, então já está bem adiantado o projeto. Estamos acompanhando um cronograma de obras bem detalhado para que isso esteja pronto até a festa do município. Precisamos entregar essa obra e agilizar esse processo e nossa equipe está trabalhando para cumprir esse prazo. Agendamos a vinda do governador aqui, no dia 1º de julho, para que a gente já faça a inauguração. Essa equipe que veio nos visitar também vai nos ajudar a fazer outras parcerias com o governo do Estado na questão da Assistência Social”.


Cras

Um projeto da prefeitura pretende transformar o local onde atualmente funciona o Cras, em um centro de treinamentos. As crianças que estão na escola poderão, no segundo turno, passar por vários cursos. “Estamos diversificando bastante esse ano o atendimento das crianças, mulheres, grupos de gestantes. E lá vai ser para isso. Para fazer cursos, treinamentos, um centro esportivo. A construção de um novo prédio do Cras vai ficar para um segundo momento. Primeiro optamos por essa reforma lá”, garatiu Danielle Eickhoff.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO