Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Comitiva local visita o Canadá para discutir transferência de tecnologia

17.11.2016
16:09
FONTE: Claudia Lazarotto | Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Comitiva local visita o Canadá para discutir transferência de tecnologia
Uma comissão integrada por profissionais liberais, técnicos, agricultores e pesquisadores viaja no próximo sábado (19), para Quebec, no Canadá.  Lá eles vão conhecer as políticas de relações internacionais, de desenvolvimento econômico, da inovação e da agricultura da Província do Québec, além de conhecer complexos científicos e de tecnologia.

Na programação consta uma vista ao Complexe Scientifique – Parc Technologique du Québec Métropolitain,  considerado um parque tecnológico modelo no Canadá e no mundo. Entre os itens buscados com a visita estão cooperação para desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e transferência de tecnologia e a capacitação do corpo técnico de instituições brasileiras similares.

A comitiva também irá visitar o ITA – Institut de Technologie Agroalimentaire, pioneiro no desenvolvimento de formações específicas para o setor, reconhecido internacionalmente o ITA recebe alunos de vários países, incluindo o Brasil com intercambio de professores e alunos.

Compõem a comitiva Afrânio Migliari, Elso Pozzobon, Marlene Pozzobon, Laércio Lenz e Susete Lenz, Gilberto Possamai, Adriana Possamai, André Freitas,Gabriela Freitas, Silvio Borges,Carlos Camara, Dácio Olibone, Silvane Gazola e Rafael Vivian. Cada instituição ou representante é o responsável pelos custos da viagem. O retorno está previsto par ao dia 28.

O Canadá

O Canadá é o segundo maior país do mundo com 9,9 milhões de Km2, sendo precedido somente pela Rússia e sucedido pela China, Estados Unidos e Brasil, este último em quinto lugar com 8,5 milhões de km2.

Apresenta uma das menores densidades populacionais do mundo, 3 hab/km2 e devido fundamentalmente ao clima rigoroso que assola o norte do Canadá, a população de 38 milhões de habitantes se concentra principalmente na região fronteiriça aos Estados Unidos. Com 20% da população com menos de 15 anos e 12% acima de 65 anos, foi considerado pelo sétimo ano consecutivo como o primeiro país do mundo a apresentar o melhor índice de qualidade de vida, medido pela ONU por meio do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. É um país onde o respeito pelos idosos, pelas crianças e deficientes físicos é notório, acolhedor com os estrangeiros e com sua população exibindo emigrantes provenientes de mais de cem países diferentes.

A moeda nacional é o dólar canadense, sendo que um dólar americano equivale a aproximativamente CAD$ 1,30.  Ou, R$1,00 = ± CAD$ 0,40, correspondendo a uma renda per capita de aproximativamente US$ 25.000.  O país apresenta taxa de inflação aproximada de 2% ao ano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO