Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Comunidade São Cristóvão recebe primeira palestra sobre hantavirose

24.06.2015
11:58
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

São Cristóvão foi a primeira comunidade a receber uma palestra da série de encontros orientativos sobre hantavirose que estão sendo realizados nas áreas rurais. O encontro foi realizado na escola da comunidade e contou com orientações das secretarias municipais de Saúde e Agricultura.

A hantavirose é uma doença infecciosa transmitida por meio da inalação ou contato do ser humano com as secreções (saliva, urina ou fezes) ou resíduos do rato contaminado. O município foi notificado com um caso suspeito da doença, devido a esta situação, as ações preventivas estão sendo reforçadas em todas as áreas rurais de Lucas do Rio Verde.

Além de São Cristóvão, serão realizadas palestras na quarta-feira (24), na Escola Municipal Bernardo Guimarães, em Campinho Verde, na quinta-feira (25), no Ginásio de Esportes de Itambiquara e na sexta-feira (26), na Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, em Groslândia.

O secretário interino de Saúde, Ramiro Azambuja, destacou que além destes encontros uma equipe da secretaria está visitando as propriedades rurais e levando informações para prevenir a doença. “Estamos intensificando as ações de orientação nas fazendas e comunidades, porque a melhor forma de combater a hantavirose é a prevenção. Se alguém precisar que a equipe vá até a propriedade é só entrar em contato com a Secretaria de Saúde que será feito o agendamento da visita”.

Algumas das ações preventivas que podem ser tomadas é utilizar os equipamentos de proteção individual, a máscara P3, quando for mexer em máquinas agrícolas. Manter a sede da fazenda limpa, sem acúmulo de entulho, dar destinação correta ao lixo, manter uma área de 40 metros limpa entre a lavoura e a sede da fazenda. Na hora de fazer a limpeza de galpões espalhar uma solução feita com água e água sanitária no chão antes de varrer. E é importante preservar os predadores naturais do rato, como gatos, corujas e gaviões, evitando a infestação dos roedores.

A secretária municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, ressaltou que todos os proprietários e trabalhadores rurais devem estar atentos a todas orientações repassadas na palestra. “Estamos preocupados com a saúde do trabalhador rural, todos que vivem nesse meio devem reforçar essas medidas de precaução”.

O período de incubação da hantavirose é de 5 a 60 dias. Entre os sintomas estão febre, dor muscular, lombar, abdominal, dor de cabeça, falta de ar, respiração acelerada, aumento da frequência cardíaca e náuseas.

O produtor rural, Cleber Barzotto, ressaltou que na sua propriedade a maioria dos cuidados já são feitos, mas agora serão reforçados. “Precisamos nos prevenir nas fazendas para não deixar que essa doença chegue na casa da gente, temos que evitar que alguém fique doente dentro da nossa fazenda por causa da hantavirose.

A administradora e produtora rural, Marcia Trentini, ressaltou que o encontro foi muito esclarecedor e proporcionou que todos os participantes tirassem suas dúvidas. “O encontro foi muito bom, muito explicativo, teve várias informações importantes. O primeiro passo para informação é esse mesmo, a divulgação, ir até o produtor e explicar os problemas, porque a maioria do pessoal desconhece essa doença e a melhor forma de combater é prevenir”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO