Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Concessionária presta esclarecimentos sobre o transporte coletivo de Sorriso

16.04.2014
11:53
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O sócio proprietário da Viação Sorriso, Edemar Brustolin, esteve prestando esclarecimentos aos vereadores durante a sessão ordinária de ontem (15.04). A empresa, responsável pela prestação do serviço de transporte público em Sorriso, detém a concessão desde 2004.

A presença do empresário atende ao requerimento nº 035/2014, de autoria do vereador Luis Fabio Marchioro (PDT) e subscrito pela bancada, que solicita explicações sobre o transporte coletivo urbano. “Por ser uma concessão pública, se faz necessário saber da situação vivida pela empresa para propor soluções de melhoria no serviço e no trânsito de nossa cidade, em beneficio do cidadão”, explicou Marchioro.

O empresário foi questionado sobre os serviços que vem sendo prestados e sobre os investimentos previstos.

Conforme Brustolin, a empresa passou por uma reestruturação em 2012, com a aquisição de veículos novos, adaptados aos portadores de necessidades especiais. Segundo ele, a concessionária tem hoje seis linhas públicas de transporte urbano diário, funcionando durante o dia e a noite.

Quando interrogado sobre os critérios de instalação dos pontos de ônibus ao longo da cidade, o empresário disse que estão sendo construídos mais de 50 abrigos e que o projeto consta na concessão. “O intuito é oferecer maior estrutura aos munícipes. Estamos fazendo de acordo com as normas, mas estamos tendo dificuldades para instalação dos pontos devido à resistência por parte de alguns moradores em relação aos locais de colocação e também devido às calçadas da cidade serem bastante irregulares”, esclareceu.

Quanto à prestação do serviço de transporte coletivo nos bairros novos, ele garantiu que atenderão a demanda, na medida do possível.  

O proprietário da concessionária convocou os vereadores para a necessidade de criação de uma agência reguladora para discutir os problemas e as necessidades de locomoção do Município. Segundo ele, a agência reguladora está prevista no contrato de concessão, porém não existe. “Isso é essencial para a mobilidade urbana. Atendemos a demanda, porém precisamos de parceria com o poder público para atingir a excelência”, disse.

O vereador Luis Fabio salientou que a Câmara é sabedora da necessidade de criação de uma agência reguladora e que os vereadores já estão trabalhando neste sentido. Sobre a reclamação dos moradores em relação à colocação dos pontos de ônibus, o parlamentar disse que é necessário seguir as normas, contudo, é possível encontrar uma saída para o problema sem ser de forma radical. “Precisamos viabilizar o transporte público em Sorriso, atendendo a todos os bairros com um serviço ágil, seguro e eficiente, mas que não cause transtornos a população”, pontuou.

A presidente Marilda Savi (PSD) agradeceu a presença do empresário e disse que a Casa de Leis está emprenhada em auxiliar para que o transporte público de Sorriso seja de qualidade. “Para nós vereadores, esse serviço passa pelo trânsito e envolve a segurança de nossos munícipes. Por isso, deve ser feito com qualidade, diminuindo assim muitos problemas. Nos colocamos à disposição e buscaremos tornar a agência reguladora uma realidade em Sorriso o mais breve possível”, concluiu.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO