Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Concurso literário quer estimular hábito de leitura em alunos da rede municipal

24.03.2014
17:46
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Na manhã desta segunda-feira (24), a secretária de Educação, Elaine Lovatel, lançou, na Escola Municipal Vinicius de Moraes, o 1º Concurso Literário de Lucas do Rio Verde. Um projeto que busca colaborar para o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes de município, por meio de ações voltadas à formação continuada para professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental público e particular.

O concurso possibilitará tanto aos alunos quanto aos professores ter a possibilidade de ter acesso a textos com sentido, com alma, com a estética da criação e da representação literária, tendo como base a obra infantil “A menina que vivia perdendo”,  da renomada autora Ana Maria Machado.

“Para participar do concurso o professor ou a escola terá de se inscrever, e os alunos que tiverem o interesse em participar, farão a leitura do livro e com base nele, produzirão seus textos, em forma de conto”, explicou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 de março e 04 de abril. Os participantes terão seus textos analisados por uma banca julgadora em diversos quesitos, entre eles: gênero, criação, criatividade, originalidade, coerência e coesão, em suas devidas proporções, uma vez que trata-se de categorias com alunos de anos diferentes.

A classificação se dará de acordo com a categoria em que o aluno se encontra. E os vencedores terão seus contos publicados em um livro no final do ano, pela editora Ideias.

Para coroar este grande evento, a exemplo do que foi feito no ano passado, ao trazer o escritor Celso Antunes, a Secretaria Municipal de Educação trará Ana Maria Machado, que no dia 28 de maio fará uma manhã de autógrafos na Escola Municipal Vinicius de Moraes e a tarde, passará por algumas escolas da rede particular de ensino.

A noite, a escritora ministrará a palestra “Como e por que ler os clássicos universais desde cedo”, tema que também é título de um de seus livros, e mostra como tornar a leitura um prazer, a maneira que os pais podem fazer com que as suas crianças, jovens e eles mesmos descubram no livro um cúmplice para grandes viagens.

Nesta palestra que terá um custo de R$ 50,00, no Auditório da Câmara de Vereadores, com direito ao livro, a escritora Ana Maria Machado nos apresenta uma bela cartografia da leitura - um passeio apaixonado pela literatura universal, apontando como e por que ler aqueles livros que nunca saem de moda e porque vêm fascinando gerações de leitores. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO