Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Mato Grosso

Conexão Mundo divulga os três estudantes que farão imersão nos EUA

26.11.2015
16:08
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

“Passar no ‘Conexão Mundo’ foi o objetivo que tracei para este ano. Hoje eu sei que força de vontade e determinação realmente fazem a diferença”. O depoimento é do estudante do terceiro ano do Ensino Médio e do curso técnico em Informática para Internet, Rafael Bueno, de apenas 17 anos, que foi um dos três escolhidos para participar da imersão em língua inglesa nos Estados Unidos, por duas semanas, em 2016. Este é o segundo ano consecutivo que o jovem participa do programa, que já proporcionou o aprendizado do idioma para mais de 100 estudantes do Ensino Básico articulado com Ensino Profissionalizante (Ebep), ofertados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), em parceria com o US-Brazil Connect, em dois anos.

O ‘Conexão Mundo’ prevê uma forma diferente e muito mais dinâmica para aprender inglês, por meio das redes sociais Google, Facebook e hangouts com os coaches americanos. “Em vez de ficar em casa estudando sozinho, nós fazemos amizade, nos relacionamos, brincamos. É mais como um grupo de amigos e isso faz com que o aprendizado seja bem natural”, explica Bueno. Dos 72 estudantes que iniciaram no programa em 2015, 60 concluíram todas as atividades propostas e 53 receberam o certificado de 168 horas de estudo em língua inglesa. Destes, apenas oito se classificaram para as etapas finais. 

Para o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte, o programa é um pontapé inicial para quem busca oportunidades em um mercado extremamente competitivo. “Eu recebo inúmeros currículos todos os dias e boa parte deles vazios. Não é porque o estudante está buscando o primeiro emprego que ele não irá se preparar. Um curso de inglês, uma formação técnica, ou mesmo um curso de Educação a Distância são diferenciais importantes para quem deseja ingressar ao mundo do trabalho”.

O gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MT, Rubens de Oliveira, pontuou sobre a importância do jovem aproveitar o momento em que ainda não tem família, trabalho ou maiores obrigações para aprofundar os estudos e se preparar. “Precisamos cultivar diferenciais em nossa vida, absorver o máximo de experiências, romper bloqueios e celebrar as oportunidades”. Ele também evidenciou que o programa é apenas um começo, pois dependerá de cada um seguir em frente e garantir a realização dos próprios sonhos.

Maturidade
“Quando entrei no ano passado eu não tinha ideia do que era o programa e não me dediquei. Este ano foi completamente diferente”, afirmou a estudante do terceiro ano do Ensino Médio e do curso técnico em Informática para Internet, Nadyne Auxiliadora Pais Ferreira, de 17 anos. Ela conta que na segunda chance teve uma nova postura ao se interessar verdadeiramente pelo conhecimento e buscar dar o melhor de si. “Sempre gostei de inglês, mas não me esforçava. Este ano minha dedicação foi outra, o que me permitiu aprender muito mais, e agora tenho condições de me comunicar em inglês. Essa viagem mudará a minha vida, já está mudando agora”.

Cultura
Uma verdadeira imersão cultural. Foi assim que o estudante do segundo ano do Ensino Médio e do curso técnico em Logística no Senai-VG, Luis Henrique Garcia, 16, definiu a oportunidade de participar do ‘Conexão Mundo’. Ele buscou aproveitar cada minuto, não apenas nos estudos, mas principalmente no contato com os americanos e com os colegas. “Fiz novas amizades e tentei compreender melhor a cultura de um país que agora vou conhecer. Sei que esta oportunidade não é para qualquer um, então vou dar o máximo de mim para me aperfeiçoar ainda mais e retornar como um profissional mais completo”, pontuou.

O programa
O programa é composto de três etapas, sendo que a primeira foi a distância, em que os alunos desenvolveram suas atividades por meio do Facebook, Google e hangout com os coaches americanos. Já a segunda etapa foi presencial e contou com a presença de sete coaches americanos no Brasil, que ensinaram o idioma por meio de dinâmicas, jogos e simulação de situações comuns no mercado de trabalho (visitas técnicas às indústrias). A terceira e última etapa foi a distância, com a conclusão das atividades via plataforma online, seguidas da redação final e entrevista para avaliação do perfil.

Os três estudantes com maior desempenho, tanto no curso de inglês, quanto no ensino regular, foram selecionados para viajar gratuitamente para um intercâmbio cultural de duas semanas, que será realizado no período de 30 de janeiro a 13 de fevereiro de 2016, na cidade de Denver, Colorado, nos Estados Unidos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO