Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Mato Grosso

‘Conexão Mundo’ tem início em Mato Grosso

23.04.2014
09:00
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Depois de realizarem uma prova de proficiência na língua inglesa, 56 estudantes de Cuiabá e Várzea Grande iniciaram as aulas virtuais do programa ‘Conexão Mundo’ nesta última segunda-feira (21/04). Eles são alunos do Ensino Médio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), e durante cinco meses, por meio de plataformas digitais e aulas presenciais, eles irão estudar e praticar inglês.

Ao todo serão 340 horas de estudo, sendo que nestes primeiros dois meses, os alunos precisam se dedicar no mínimo dez horas por semana utilizando ferramentas virtuais. Pelo Facebook, eles irão encontrar informações de procedimentos e atividades a serem desenvolvidas e, pelo Google, participarão de hangouts (bate-papo) com os tutores americanos uma vez por semana. Os exercícios são realizados na plataforma Top Notch, que é composta por seis níveis diferentes de cursos de língua inglesa.

No mês de julho, ocorrerão as aulas presenciais com a vinda dos tutores americanos para Cuiabá. O projeto pedagógico também prevê visitas técnicas às indústrias da região para que aprendam expressões utilizadas no mercado de trabalho. Além disso, após a certificação, os alunos com os melhores desempenhos, segundo as regras do projeto, serão contemplados com uma viagem aos Estados Unidos, com duração de 15 dias, para uma imersão na cultura americana.

De acordo com a coordenadora da Unidade Estratégica de Cultura e Educação do Sesi-MT, Cíntia Silva, o objetivo do programa é aliar a necessidade de formar profissionais aptos em uma língua estrangeira com conhecimento para o mercado de trabalho, já que para participar do ‘Conexão Mundo’, o aluno precisa fazer parte do Ensino Básico articulado com Ensino Profissionalizante (Ebep), modalidade oferecida nas turmas do Ensino Médio do Sesiescola de Cuiabá e Várzea Grande desde 2011, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). “Nosso desafio é formar crianças, adolescentes e jovens a partir de uma perspectiva nova, já que eles precisam conhecer o mercado produtivo, elevando seus níveis de conhecimento, independente de classe social”, pontua.

Conexão Mundo
O programa está no seu terceiro ano de funcionamento e é uma parceria entre os departamentos nacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a US-Brazil Connect, mas é a primeira vez que será implantado em Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO