Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Congresso de Educação trata papel do professor na formação social

13.07.2012
08:31
FONTE: Assessoria

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Nesta quinta-feira, segundo dia da realização do I Congresso Internacional de Educação de Lucas do Rio Verde-MT, deu-se continuidade à programação do evento, através da qual o Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc, Diretor Geral da Faculdade La Salle, sustentou como tema de sua palestra "O Professor Enquanto Sujeito da Educação".

Em sua apresentação, o Prof. Nelso abordou os diversos estágios que se interpõem à formação da pessoa humana, e na relação entre o educador com o aluno. Baseando-se na pesquisa de Erik Erikson, que analisa o desenvolvimento psicossocial, o palestrante declarou que "os estágios são hierárquicos e absorvem as qualidades e as limitações das etapas anteriores".

Segundo ele, o ser humano está inserido em determinados processos durante a vida; o processo biológico (somático), psíquico (psique), e o processo ético (ethos), que envolve o desenvolvimento social e espiritual. A partir destes aspectos, o Prof. Nelso falou sobre os estágios existentes, que vão desde as crianças (0 a 2 anos), até a fase da velhice (após 50 anos), de acordo com Erik Erikson.

Nesta esfera, o palestrante expôs informações específicas que trouxe em sua pesquisa, na qual professores responderam a 18 questões analisadas por estágios psíquicos socais, para averiguar a compreensão e a capacidade de compreensão. Dentro da pesquisa, foram avaliados princípios que envolvem as atitudes do profissional da educação, que influenciam diretamente os seus alunos, não apenas em sua formação educacional, mas na formação como pessoa humana em um todo.

Finalizando a sua apresentação, o Prof. Nelso revelou dados respectivos à pesquisa; segundo a pesquisa, os professores atribuem-se um significado de autonomia pessoal, por meio da qual desenvolvem a iniciativa como a dimensão da criatividade e interatividade, tornando-se competentes em seus compromissos, demonstrando também uma capacidade produtiva e criativa.

Em entrevista, o Prof. Nelso discorreu um pouco mais sobre o papel do professor como influenciador dos seus educandos: "a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial vê a pessoa como um todo, no sentido de que a pessoa durante a vida vai acolhendo aspectos positivos, o que se chama de forças sintônicas, e aspectos negativos, o que se chama de forças distônicas. Essa crise existencial acompanha a pessoa ao longo de toda a vida, de modo que na vida adulta ela leva consigo as qualidades que aprendeu. E o professor pode refletir isso na sua ação pedagógica".

As conclusões da pesquisa apontam que "o desempenho positivo do grupo de professores envolvidos na pesquisa comprovam a assertiva de que no desenvolvimento normal da pessoa, a extensão das forças sintônicas é maior do que as fraquezas e das forças distônicas. Importa dar continuidade ao esforço e a diligência para a permanência dos valores da confiança, da autonomia até a integridade, buscando, também, suas aplicações sociais e, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem".

A palestra finalizou-se com a abertura para perguntas, e logo após foi realizada a entrega de uma lembrança em homenagem ao palestrante.

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