Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Conheça as meninas da Ordem Paramaçônica de Lucas do Rio Verde

24.06.2016
18:10
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Os cabelos foram doados a Instituição Laço Rosa, no Rio de Janeiro

Nesta semana, as meninas da Ordem Paramaçônica de Lucas do Rio Verde participaram de uma ação solidária no Salão da Sandra, cortando seus cabelos com intuito de doar as mulheres vítimas de câncer. Segundo uma das meninas, a expectativa é sejam feitas perucas com os cabelos doados, e as mulheres contempladas possam ter o coração cheio de alegria em meio a todo sofrimento submetido pela doença.

As meninas Arco-íris estão presentes ativamente em Lucas desde 2014, participando de diversas ações sociais. Além da doação de cabelo para o Laço Rosa do Rio de Janeiro, as jovens e adolescentes entre 11 e 20 anos, acompanham e prestam assistência a outras entidades filantrópicas, como a APAE, ALPATAS, além de visitas a creches e demais lugares que necessitam de assistência. 

Essas ‘super meninas’ tem como interesse comum ajudar ao próximo acima de qualquer obstáculo. Solidárias e altruístas realizam cerimônias quinzenais onde procuram desenvolver ideias para sempre ajudarem alguém.

A Ordem Arco-íris é exclusivamente para as meninas, e compartilha da mesma linha de raciocínio que a Ordem DeMolay, que se estende exclusivamente para os meninos. 

A Maçonaria 

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura. É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranquilidade da consciência. É progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador, regular e infinito, não se aferram a dogmas, prevenções ou superstições e não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base na ciência. 

Seus princípios são: A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações. 

Seu lema é: 
Ciência - Justiça - Trabalho: Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los; Justiça, para equilibrar e enaltecer as relações humanas; Trabalho, por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente. Em uma palavra, a Maçonaria trabalha para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade. 
Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes. 

Moral é para a Maçonaria uma ciência com base no entendimento humano. É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres. É a demonstração científica da consciência. E essa maravilhosa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso dos nossos direitos. Ao penetrar a moral no mais profundo da nossa alma sentimos o triunfo da verdade e da justiça. 

A Maçonaria entende que virtude é a força de fazer o bem em seu mais amplo sentido; é o cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a nossa família sem interesse pessoal. Em resumo: a virtude não retrocede nem ante o sacrifício e nem mesmo ante a morte, quando se trata do cumprimento do dever.

A Maçonaria entende por dever o respeito e os direitos dos indivíduos e da sociedade. Porém não basta respeitar a propriedade apenas, mas, também, devemos proteger e servir aos nossos semelhantes. A Maçonaria resume o dever do homem assim: "Respeito a Deus, amor ao próximo e dedicação à família". Em verdade, essa é a maior síntese da fraternidade universal. 

A Maçonaria é religiosa porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá, o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contra posição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade maçônicas. Porém, a Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevada do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção. 

A Ordem Internacional do Arco-Íris

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, assim como os DeMolay, é uma Ordem dedicada à edificação do caráter de adolescentes com idade 11 a 20 anos naquela, e 12 a 21 nessa. Tem como objetivo formar melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Ao contrário do que muitos pensam, nós não somos uma instituição Maçônica Juvenil, mas, unificada e dirigida por Maçons, organizada em sua origem pela Grande Assembléia Jurisdicional de SP.

A Ordem Internacional do Arco-Íris não tem a pretensão e não deseja tomar o lugar do Lar, da Igreja ou da Escola nessa busca do aperfeiçoamento, mas coadjuvá-las com um programa de ensinamentos, visando uma boa cidadania de seus membros. 

É baseado no espírito de fidelidade, liderança, responsabilidade e busca de um ideal que a Ordem Internacional do Arco-Íris trabalha os valores e virtudes de seus membros, na busca de um mundo mais digno e justo para todos, sem distinções. Os ensinamentos da Ordem orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, não só porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade as faz irmãs.
 
Um dos requisitos para ser uma Arco-íris, precisa ter crença na existência de Deus (respeitando a religião de cada uma). E quanto mais isto se intensifica, os países do mundo inteiro ficam mais próximos uns dos outros, ligando-se através  das jovens Arco-Íris que se desenvolvem as sete cores do Arco-Íris, representando as virtudes que uma Menina Arco-Íris deve ter. São elas: 1. Amor (vermelho) - ter amor ao próximo 2. Religião (laranja) - ter uma religião de sua escolha 3. Natureza (amarelo) - respeitar a natureza 4. Imortalidade (verde) - acreditar que sua alma permanecerá 5. Fidelidade (azul) - ser leal com suas irmãs 6. Patriotismo (anil) - respeitar nossa pátria 7. Serviço (violeta) - trabalhar ajudando o próximo.

Se tiver curiosidade de como é nosso trabalho, venha assistir uma cerimônia pública. Elas são feitas para que a sociedade conheça, pois não temos nada a esconder. Realizamos esses trabalho para que nosso país possa ter um futuro melhor!

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO