Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Conselho determina interdição ética de hospital em Barra do Bugres

19.12.2014
12:15
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A falta de condições mínimas para o exercício da medicina no Hospital Municipal de Barra do Bugres (160 km da Capital) levou o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) a determinar a interdição ética da instituição. A medida deve ser aplicada nos próximos dias e foi motivada pelo resultado de inspeções realizadas pelo Departamento de Fiscalização do CRM-MT, que identificou sérios problemas que comprometem a saúde da população e o desempenho ético-profissional dos médicos.

A interdição ética é uma suspensão da atividade profissional médica, de caráter provisório ou definitivo, a ser utilizada excepcionalmente para proteger a boa prática médica e o direito à saúde do cidadão.

O presidente do Conselho, Gabriel Felsky dos Anjos, explica que a interdição ética recomendada não significa fechamento da unidade. “Cabe ao gestor decidir ou não o fechando do hospital. Na interdição ética, os médicos ficam impedidos de dar expediente no local até a Secretaria de Saúde proporcionar as condições mínimas para que eles possam dar atendimento de saúde digno e seguro à população”, afirmou.

Na última fiscalização no estabelecimento, realizada em novembro deste ano, foram encontradas 15 irregularidades graves, entre elas salas sem condições físicas e sanitárias de funcionamento; excesso de leitos em espaço reduzido e inadequado; infiltrações nas paredes; banheiros com higiene precária; materiais e equipamentos em mal estado de conservação; e atraso no pagamento de salários.

O relatório da fiscalização foi encaminhado à Prefeitura de Barra do Bugres, Secretaria Municipal de Saúde, Secretária de Estado de Saúde e Ministério Público.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO