Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Consórcio aprova convênio para gestão do Hospital Regional

07.09.2015
05:00
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Hospital Regional de Colíder - MT
Os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Norte de Mato Grosso (CISRNM) aprovaram o novo modelo de gestão do Hospital Regional de Colíder, por meio de convênio. A aceitação da proposta apresentada pelo Governo do Estado foi unânime entre os prefeitos. Fazem parte do Consórcio os municípios de Colíder, Marcelândia, Nova Santa Helena, Itaúba, Nova Guarita e Nova Canaã do Norte. 

Durante o encontro, realizado na sexta-feira (04), o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, debateu com os gestores municipais as principais dificuldades encontradas na unidade hospitalar. Conforme explicou o secretário, com o convênio o Estado arcará com o suporte financeiro, ordenamento jurídico e cooperação técnica. “Estávamos ansiosos para dar uma solução ao Hospital Regional de Colíder e hoje avançamos rumo ao nosso objetivo. A nossa perspectiva é que a gente concretize o convênio o quanto antes”. 

Nos próximos dias o plano operativo para o convênio será elaborado e no início de outubro a referência cooperativa deve ser apresentada aos gestores municipais para apreciação. O modelo de convênio junto aos Consórcios Intermunicipais vem sendo utilizado pela atual gestão do Estado para o fortalecimento e regionalização da saúde em Mato Grosso. Até o momento, o Estado já assinou seis convênios com consórcios e um hospital referência. 

As contas pendentes do Hospital Regional de Colíder estão sendo pagas e, atualmente, todos os servidores e prestadores de serviços estão com os salários em dia, frisou o gestor estadual. No total, R$ 890 mil começaram a ser pagos na quinta-feira (03.09) e devem ser finalizados até dia terça-feira (08.09). “Queremos tranquilizar os prefeitos que, ao assumir a gestão do hospital, eles não terão preocupações com as contas passadas. Todo o ônus passivo é do Estado, que está realizando as avaliações necessárias e as auditorias nos contratos existentes. O que estiver dentro da legalidade será devidamente pago”, finalizou Bertulio. 

O presidente do Consórcio e prefeito de Nova Guarita, Francisco Endler, se mostrou otimista com a deliberação e agradeceu o esforço do secretário Marco Bertulio em resolver a situação do hospital regional de Colíder. "Saímos da reunião satisfeitos e com a certeza de que mudaremos o cenário da saúde em nossa região. O apoio do governo é fundamental para que juntos possamos oferecer um serviço de qualidade para a população". 

Na primeira discussão sobre o convênio entre Estado e o Consórcio Intermunicipal a proposta não foi aceita pelos prefeitos. "Hoje todas nossas dúvidas foram esclarecidas, por isso a decisão foi unânime", afirmou Endler. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO