Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Construção de hospital estadual é meta do plano de governo de Riva

24.07.2014
16:25
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O candidato a vice-governador da coligação Viva Mato Grosso, o médico Aray Fonseca (PSD), afirmou que a área de saúde será tratada como prioridade, caso o candidato José Riva (PSD) seja eleito governador. Em entrevista ao RDTV, nesta quinta-feira (24), Aray destacou a proposta de construção de um hospital estadual em Cuiabá, que vai desafogar a demanda do Pronto-Socorro.

"Mato Grosso é um dos três estados que não possui hospital estadual. Vamos mudar essa realidade. O hospital será construído no primeiro ano do governo Riva e, no segundo ano, já abriremos um concurso público para a unidade, que vai atender principalmente a demanda de média e alta complexidades", disse o candidato.

Riva e Aray também firmaram o compromisso de ampliar e melhorar os hospitais regionais, e levar Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) a todos os municípios com mais de 50 mil habitantes. Desse modo, o cidadão do interior terá atendimento de qualidade mais próximo de onde mora. 

Com a experiência de quem já foi secretário de Saúde de Cuiabá, Aray Fonseca afirmou que é possível melhorar o atendimento à saúde no Estado. Assim como Riva, ele é contra a gestão terceirizada por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS), adotada pelo atual governo. 

"As OSS ocupam muitos recursos para poucos resultados. Temos que fazer parcerias com os municípios, descentralizar as ações e a gestão. Quando fui secretário de Saúde, fiz algumas ações emergenciais para melhorar o atendimento em Cuiabá. Saúde não tem segredo: se tiver médico para atender, equipe de enfermagem para dar suporte e remédios, resolvemos o problema", afirmou.

Aray lembrou que, na atual gestão da Prefeitura de Cuiabá, os dois secretários que já assumiram o comando da Saúde são do PDT, e foram indicados pelo senador Pedro Taques (PDT), que também disputa o governo do Estado. "Seria possível que um dos dois secretários fosse o escolhido para assumir a Saúde de Mato Grosso se Taques se elegesse, mas eles nem conseguiram resolver os problemas de Cuiabá. Pedro Taques não pode falar sobre a Saúde porque os dois foram indicados pelo PDT, e por ele", disse.

Segundo turno
Na avaliação de Aray, entre os candidatos que estão disputando o Palácio Paiaguás, apenas José Riva já está com a vaga garantida no segundo turno. Ele destacou que Riva conhece todos os 141 municípios de Mato Grosso e tem maior preparo e competência para governar o Estado.

"Em 15 dias, dobramos as intenções de votos em Cuiabá, segundo as pesquisas internas. Riva tem muita força política no interior, mas também ajudou muita gente na Capital. Em 40 cidades, ele está em primeiro lugar, e temos condições de chegar em primeiro lugar nas eleições. Por isso, o único que hoje tem condições de estar no segundo turno é o Riva. Os outros dois vão brigar para disputar o segundo turno com ele. E ainda podemos vencer no primeiro turno", disse.

Aray também afirmou que o candidato Pedro Taques deveria continuar no Senado Federal, onde vem desenvolvendo um bom trabalho e ainda tem quatro anos de mandato para cumprir. 

"Não acho que Pedro Taques fez uma boa escolha saindo candidato a governador. Ele é um bom senador, eu votei nele e votaria de novo para esse cargo. Mas não o vejo como gestor. Não é o perfil dele. É preciso ter uma boa equipe  para governar, pois ninguém governa sozinho. Se ele ganhasse a eleição, perderíamos um grande senador e não ganharíamos um bom governador", afirmou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO