Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Construtores do Futuro apresenta resultados à sociedade com formatura dos cadetes mirins

21.11.2015
06:11
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A primeira formatura do projeto Construtores do Futuro foi realizada ontem (19), e contou com a presença de autoridades, pais e padrinhos dos cadetes mirins. Se formaram e elevaram de graduação 65 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos.

As atividades do projeto Construtores do Futuro iniciaram em junho e contam com ensinamentos que se baseiam em ética e cidadania, os jovens participam do projeto no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, e já apresentaram mudanças positivas.

A secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou que os resultados apresentados pelo projeto deixaram todos os envolvidos muito felizes, principalmente por se tratar de um projeto muito sonhado por todos que foi colocado em prática.

“Durante essa semana conversamos com todos os construtores do futuro e perguntamos para eles o que mudou na vida deles com o projeto, e nós nos surpreendemos porque eles entendem que eles eram de uma forma e hoje já estão de outra forma, então assim, felizmente vimos que os valores que passamos eles aprenderam, eles melhoraram na escola, melhoraram nos conteúdos, no respeito com a família, acho que para o começo de um projeto que tem só seis meses aconteceu tudo que esperávamos”, pontuou Janice.

O projeto é comandado pela Associação dos Construtores do Futuro que é formada por membros da sociedade organizada, órgãos de segurança, e de entidades sociais. A associação é responsável pela gerência de recursos e cronograma de atividades.

O presidente da associação, Fábio Medeiros, enfatizou que as crianças apresentaram grande mudança após o projeto. “Já temos um grande sucesso com esse projeto, essa primeira turma nos surpreendeu muito, tivemos várias declarações de pais, vizinhos, e da própria criança reconhecendo que ela vem melhorando a cada dia por estar participando do projeto, para nós é muito gratificante”.

Para participar, os adolescentes devem ter notas boas e frequência exemplar na escola, cumprir o regulamento disciplinar, ser comportado e obediente, tratar a todos com respeito e educação. O projeto beneficia várias crianças de 10 a 16 anos que ficavam um período muito ocioso em casa.

A cadete mirim Edilene Silva relatou que com o Construtores do Futuro muita coisa mudou no dia a dia. “Melhorei muito na cordialidade, hoje dou bom dia, boa tarde, boa noite, na escola as notas melhoraram, o respeito com os pais também melhorou, esse projeto tem mudado minha vida radicalmente. É projeto muito bom para não ficar na rua e para aprender mais sobre o cotidiano, sobre o nosso município, o nosso Brasil, a gente não aprende só a ser cordial, mas a gente aprende os hinos, por exemplo, aprendemos muita coisa legal que é bom para o nosso desenvolvimento”.

De acordo com a coordenadora do projeto, Genislei Martins, esta é apenas a primeira etapa e no próximo ano ainda há muito trabalho a ser feito. “Essa formatura é uma prestação de contas com a sociedade, em que esses cadetes estão passando do posto de Aluno CM para Soldado CM, isso significa que passamos pelo primeiro pilar de formação que é composta pela cidadania, a moralidade, a disciplina e organização, o respeito mútuo e a cordialidade, e o que a gente pode perceber é que essa formação não foi só com a criança, mas foi estendida até as famílias, todos mudaram para melhor”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO