Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Contação de histórias invade Cuiabá nesta semana

01.10.2014
09:01
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante três dias Cuiabá será a capital da contação de histórias. É a segunda edição do Contos do Mato – Encontro Nacional de Contadores de Histórias, que acontece de 01 a 03 de novembro no SESC Arsenal, UFMT, Shopping Pantanal e Livraria Paulinas. Serão 19 apresentações, 9 oficinas, uma palestra e dois bate papos com autores e narradores de histórias.

As contações de histórias terão sempre três sessões, sendo uma no período matutino com início as 9h, outra durante a tarde, com início as 15h e a última durante a noite, iniciando as 19h. A entrada é gratuita e é necessário chegar uma hora antes para retirada dos ingresso. Nesta edição, as apresentações trazem temas e técnicas diversificadas que prometem agradar o espectador. Um bom exemplo já pode ser visto no primeiro dia (03/10). As 9h da manhã no teatro do Sesc Arsenal o Grupo Mosaicos do Rio de Janeiro narra 'Como ouvir os clássicos?'. Em seguida, é a vez de Vinicius Rangel, da Trupe do Rei de Cuiabá, com 'Histórias sortidas', que leva ao público a possibilidade de escolher quais histórias quer ouvir.

No período da tarde, novas histórias serão contadas a partir das 15 horas. O grupo Mãos de Fadas de São Paulo leva ao palco do Sesc Arsenal “Histórias improváveis”. O diferencial desta montagem é a narrativa realizada através da libras, simultaneamente com as ações faladas. Em seguida é a vez do grupo Contos em Cantos, também de São Paulo, narrar “Medo, Medinho e Medão. Nesta contação  Priscila Harder utiliza histórias de arrepiar o cabelo para atrair o público. No período noturno acontece a abertura oficial do evento, onde a Organização apresentará a segunda edição do Contos do Mato e dará início a sessão da noite. A atividade inicia as 19 horas e terá a participação de Cristiano Gouveia (SP), narrando “Pequenas histórias de Cantar” e Maurício Ricardo, da Cia. Porrada de Cuiabá, com “A qualquer tempo: Histórias para acalentar a alma”. De forma poética, Maurício Ricardo mostra ao público que é possível ser feliz.

A coordenadora do evento Alicce Oliveira conta que o Contos do Mato superou a expectativa de público antes mesmo do seu início. Segundo ela, o agendamento escolar ocupou quase todas as vagas das sessões da manhã e da tarde e conclama para que o espectador prestigie as sessões noturnas. Alicce salienta que ao contrário do que muitas pessoas pensam, as contações de histórias não são atividades apenas para o público infantil e garante, que, quem assistir as sessões sairá satisfeito.

Cristiano Gouveia, que abre a primeira noite concorda com esta afirmação. Para o artista, as histórias são feitas para quem quer ouvi-las, independente da idade. Reforçando a afirmativa sobre o interesse do público nas histórias contadas, Anderson Flores, ator do Teatro Experimental de Alta Floresta, município do interior de Mato Grosso, conta que existe um grande movimento de contadores de histórias em sua cidade e que o púbico é sempre receptivo a essas atividades. “Nós não temos trabalho em procurar o público. Temos dificuldade é para atender a demanda”, explica ele.
 
O sucesso do evento também foi observado no grande número de apoiadores que aderiram ao chamado da OOCA Negócios Criativos, realizadora do evento. "Temos que agradecer as empresas e instituições que estão apoiando o evento, pois cada uma contribuiu de alguma forma, fazendo com que o nosso desejo se tornasse realidade. Agradecemos também a imprensa que tem nos dado visibilidade através das matérias", destaca Mazé Oliveira, produtora executiva do Encontro. O Contos do Mato é patrocinado pelo PROAC - Programa de Apoio à Cultura de Mato Grosso, SESC - BiblioSesc, Casa de Guimarães, UFMT – PROCEV e PET Educação, SESI, Secretaria Municipal de Cultura, Happy Things, Livraria Paulinas, Distribuidora Saber com Sabor, Distribuidora Literato, Editora Vozes, Vai-Vem, MT Palace Hotel, Téo Imagem e Dona Maria Comunicação Criativa.

Além das apresentações, o público pode prestigiar as oficinas que serão ministradas pelos contadores de histórias participantes do evento. Elas acontecem no Sesc Arsenal das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, totalizando 8 horas/aula. Outra atividade é o Encontro com o autor, que levará para um bate papo as escritoras Salizete Freire Soares, do Rio Grande do Norte, Juliano Moreno, Wanderson Lana e Neusa Baptista, de Mato Grosso. A ideia é que nesse espaço os autores possam falar de suas obras e refletir sobre a produção e consumo de obras literárias no país. Outro encontro, será realizado com os narradores, no dia 02 as 20 horas no teatro do Sesc Arsenal. Dele participam todos os contadores de histórias que se apresentaram na programação e Alfredo Mourão, do Paraná e Cido Ferreira, de Mato Grosso do Sul, convidados especiais para esse momento. Os dois contadores de história estão em Cuiabá para conhecerem a dinâmica do Contos do Mato e conversar sobre o espaço para contação de histórias no Brasil. A escritora Salizete Freire também realiza a palestra " Livro, leitura e formação do leitor", na UFMT no dia 02/10 as 9h, no auditorio do Instituto de Educação da UFMT.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO