Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Coordenadora do HCan alerta sobre necessidade de diagnóstico precoce de casos de câncer

24.11.2014
09:25
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante a visita que médicos do Hospital de Câncer de Cuiabá fizeram a Lucas do Rio Verde na última semana, centenas de pessoas com suspeitas de casos de câncer foram avaliadas pelos profissionais. O mutirão vem sendo realizado em várias cidades do Estado com o objetivo de diagnosticar de forma precoce eventuais casos e realizar o tratamento adequado.

A coordenadora de arrecadação e de eventos do HCan, Elenice Mansor, disse que o diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento alcance o resultado esperado pelos pacientes. Diante dessa necessidade, os mutirões feitos contam com apoio das prefeituras locais. Além disso, os 13 médicos da caravana HCan fazem os diagnósticos e os casos passam a ser acompanhados por assistentes sociais, que agendam os procedimentos na unidade do hospital em Cuiabá. “Qualquer procedimento que tenha que ser realizado (cirurgia ou biópsia) já sai com a data marcada pra que possa ser atendido no hospital e dar o andamento para esse trabalho que é realizado”, explica.

Elenice alertou que a doença não escolhe idade ou classe social. Nos mutirões realizados em Mato Grosso têm surgido casos em adolescentes e jovens com maior incidência. A coordenadora acentua que como os casos têm sido detectados no início, a probabilidade de cura aumenta consideravelmente. “É 90% de cura. Esse trabalho é muito gratificante. É preventivo”, afirma.

Em razão do clima quente de Mato Grosso, uma dermatologista passou a fazer parte da equipe. Alguns dos casos detectados nos mutirões são tratados nas próprias unidades de saúde. Os que demandam maior complexidade são encaminhados para o HCan Cuiabá. Como a demanda nos casos de câncer de pele tem sido crescente, a direção do hospital vai entrar em acordo com as secretarias de saúde dos municípios e realizar mutirões para as cirurgias nas cidades, evitando que os pacientes sejam encaminhados para a capital. 

Atualmente, o HCan realiza cerca de 7 mil atendimentos/mês. Desse total, metade vem do interior do Estado e 98% são provenientes do Sistema Único de Saúde. Diante desse quadro, a participação de entidades, como maçonaria, Lions e outras, tem sido fundamental para captação de recursos para manutenção do hospital e ampliação da oferta de serviços. “Nós pedimos aos municípios que façam um leilão, um baile, um jantar, qualquer coisa que ajude”, apontou a coordenadora, citando que o Hospital de Câncer de Cuiabá é referência no tratamento da doença.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO