Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Coplan finaliza visitas ao Escritório de Projetos

24.10.2016
11:39
FONTE: Dani Cunha | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Gestores das comarcas de Poconé, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres e Lucas do Rio Verde participaram da última capacitação de 2016 do programa “Conhecendo o Escritório de Projetos”, desenvolvido pela Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Na sexta-feira (21 de outubro) os servidores conheceram as dependências da sede do Judiciário, bem como os trabalhos desenvolvidos em alguns setores.
 
Eles foram recepcionados pelo presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha. “É muito importante que esses servidores que estão lá na ponta conheçam o Judiciário, pois isso reflete positivamente no desempenho de suas funções. O que procuramos e buscamos é o melhor serviço prestado à sociedade, afinal, o Poder Judiciário somos todos nós”, salientou o magistrado, que agradeceu a presença de todos.
 
A diretora-geral do TJMT, Suseth Lazarini, afirmou que este é um projeto que deu certo, principalmente por ter o mote de troca de experiência. Os gestores trazem as experiências e as boas práticas do Primeiro Grau e conhecem a sede e os projetos do TJMT de perto. Essa troca, segundo ela, é de extrema importância. “Nós precisamos estar integrados quanto ao orçamento, gestão e projetos. Esta é uma experiência que o servidor leva para toda a vida”.
 
Experiência que, conforme o juiz auxiliar da Presidência Joao Thiago Guerra, é uma das mais interessantes do Judiciário. Segundo ele, o conhecimento adquirido é bastante significativo e “conhecimento é poder. Quanto mais as pessoas têm conhecimento, mais elas têm o poder de colaborar e fazer com que as coisas aconteçam. Hoje os gestores vieram para ver a parede inteira de um tijolo que cada um colocou”.
 
Na avaliação da vice-diretora do TJMT, Vânia Mazarello Monteiro da Silva, essas visitas somam porque o servidor se sente mais próximo da administração. “Dependendo da comarca, até pela distância física, o servidor se vê longe do presidente, da corregedora, da vice-presidente. Com esse programa esses servidores se sentem em casa. O servidor é um dos pilares da administração e, por isso, toda ação que o Judiciário entrega como resultado vem refletida no servidor”.
 
De acordo com o coordenador de Planejamento do TJMT, Afonso Maciel, esse é um momento de troca, uma soma de esforços entre as áreas, com o conhecimento técnico da Coplan e o conhecimento prático das comarcas. “O nosso foco sempre é a melhoria na prestação jurisdicional. O histórico e a vivência dos gestores de Primeiro Grau ajudam no compartilhamento dessas informações e no aperfeiçoamento e melhoria dos trabalhos”.
 
Para a gestora-geral da Comarca de Poconé, Josiane de Arruda Falcão, essa é uma excelente oportunidade oferecida pelo TJMT para que os servidores tenham uma visão do todo. “Como já tenho 30 anos de Poder Judiciário percebo essa evolução e melhorias que ocorreram e que o Tribunal nos proporciona. Isso é gratificante e valioso para todos nós, pois podemos contribuir e levar conhecimento para a nossa comarca”.
 
Com 22 anos de Judiciário, a gestora de Chapada dos Guimarães, Luzinete Alves Souza Melo, disse que essa é a primeira vez que conhece as dependências do TJMT. Ela conta que sempre vem a Cuiabá para capacitações oferecidas, porém, todas na Escola dos Servidores. “Como os cursos são intensos, ficamos ali centrados e acabamos por não conhecer a estrutura do TJMT. Quero parabenizar essa gestão, na pessoa do desembargador Paulo da Cunha, porque isso traz proximidade entre o servidor e a alta administração. Essa é uma oportunidade de dinamizar os conhecimentos e entendo que devo chegar lá na comarca e repassar esses conhecimentos e experiências para todos os meus colegas”.
 
O “Conhecendo o Escritório de Projetos” teve início em agosto de 2016, atendendo 11 gestores das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande. Em setembro, o projeto recebeu mais 10 gestores das comarcas de Rondonópolis e Sinop. Em outubro foram atendidos 16 gestores das comarcas de Tangará da Serra, Sorriso, Primavera do Leste, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barra do Bugres.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO