Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Corpo de Bombeiros interdita escola estadual em cidade do norte de MT

05.04.2013
17:06
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Quinhentos estudantes estão sem aula desde quarta-feira (3) quando o prédio da Escola Estadual Treze de Maio em Nova Guarita foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. A instituição tomou a medida após verificar a ausência de documentação adequada para manter o prédio em funcionamento. Há 3 anos representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) no município cobram da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) a regularização do alvará, mas por omissão os alunos acabaram ficando sem aula.

O clima em Nova Guarita é de indignação entre pais de alunos e profissionais da educação após a interdição. A Treze de Maio é a única escola estadual da cidade. Ela oferece ensino do 1º ano ao Ensino Médio nos 3 turnos. A presidente da subsede do Sintep/MT Walquíria Elena Teodorico diz que a falta de previsão sobre o retorno às aulas está deixando a população angustiada.

“Estamos solicitando desde 2010 esses documentos e em 2012 o Corpo de Bombeiros reiterou os pedidos, mas mesmo assim a Seduc não retornou”, conta Walquíria que também é presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) do colégio.

Segundo o Corpo de Bombeiros informou à direção da escola faltam 3 documentos: projeto de prevenção ao incêndio e laudos de engenheiro elétrico e civil. Segundo Walquíria no período o CDCE também já solicitou vistoria por parte da Seduc devido a rachaduras que se apresentam nas paredes.

O prédio inaugurado em 2005 tem vários problemas de infiltração e o banheiro, por exemplo, não tem ralo para escoar a água, o que provoca acúmulo de água. Verbas emergenciais também já foram solicitadas à pastas, mas sem retorno.

Na tarde de hoje a população pretende questionar o governador Silval Barbosa (PMDB) sobre a situação da Escola Treze de Maio, já que ele estará em visita na cidade.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO