Crédito: Divulgação
A Creche Anjo da Guarda, localizada no bairro Tessele Junior, atende principalmente os filhos dos trabalhadores da BRF. A maioria veio da região nordeste do país, são pessoas muito carentes e como a maioria dos migrantes passa por um período de adaptação. A comunidade portanto tem costumes e tradições diferentes da população de Lucas do Rio Verde.
Foi nesse ponto que a coordenação da creche sentiu a necessidade de buscar formas de integrar os moradores do Tessele Jr com a comunidade local por meio de atendimento às crianças. A proposta foi amadrinhar as crianças durante o ano letivo e a instituição por sua vez promove palestras, arrecadação de roupas e calçados.
Nas datas comemorativas as crianças também vivem momentos de alegria com presentes e lembrancinhas.
“Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução”. Lembra a coordenadora Sirlaine Medeiros.
O projeto que nasceu em 2010 ganha reforço este ano. A creche optou por buscar em todos os sentidos a participação dos pais na vida escolar dos filhos, como também o envolvimento de toda comunidade.
Os resultados do projeto de integração já conta com excelentes resultados. Ao longo do projeto foi verificada a mobilização social, melhora na integração e quebra de preconceitos. A coordenação recomenda que esta é uma forma de melhorar o mundo de todos, dos que precisam de uma dose a mais de doação pessoal e dos precisam se doar pela construção de uma sociedade melhor.