Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Cuiabá Fashion reverte recurso para a Associação Espinha Bífida

24.11.2014
15:28
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em razão da comemoração dos 10 anos do “Cuiabá Fashion” dez instituições filantrópicas foram escolhidas para serem beneficiadas com a venda dos ingressos. “O total arrecado é entregue, na sua totalidade, às entidades escolhidas”, explicou a coordenadora da Sala da Mulher, Dilair Savi.
 
O Cuiabá Fashion idealizado pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa se consolidou como o maior evento de moda solidária no Estado de Mato Grosso.  Dentre as dez escolhidas está a Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEB/MT). A entidade atende de forma direta 168 pessoas com espinha bífida, em 47 municípios do Estado, sendo que 85% estão em situação de vulnerabilidade social.
 
O presidente da AEB, Luciano Matheus Maehler, portador da patologia, salientou que o objetivo primordial da Associação é proporcionar às pessoas com espinha bífida melhor qualidade de vida dentro da família e na sociedade.
 
Luciano relatou que a AEB nasceu no dia 07 de fevereiro de 2004, de um projeto pessoal da sua mãe, Maria Dalva Albert Maehler e seu pai co-fundador Elemar Maehler (em memória).
 
A fundadora explica que teve que aprender e buscar informações sobre as seqüelas da doença. “Quando percebi que não era só eu que passa por dificuldades para cuidar do filho devido a essa patologia, decidi estudar e buscar informações que ajudassem outras mães assim como a mim mesma”, relatou.
 
Espinha bífida é uma malformação congênita localizada na coluna vertebral, desenvolve-se nas primeiras semanas de gravidez. Maria Dalva esclareceu que existem dois tipos principais de espinha bífida a oculta que é amena, não há lesão nas meninges e medula, apenas nas vértebras, e a aberta (meningocele) que pode causar pouco comprometimento das funções neurológicas. E a mielomeningocele, a mais grave e a mais comum.  
 
Luciano Maehler declarou que o recurso destinado pelo Cuiabá Fashion será investido na infraestrutura e construção de novas alas na sede da AEB localizada no bairro Recanto dos Pássaros em Cuiabá.
 
A coordenadora da Sala da Mulher parabenizou a fundadora da Associação, pela luta e perseverança ao longo desses 10 anos em prol das pessoas com malformação congênita e seus familiares.
 
A coordenadora contou que teve a oportunidade de visitar a instituição e conhecer de perto a realidade dessas crianças e mães guerreiras que lutam dia a dia pelo direito de viver com qualidade de vida.
 
Dilair falou ainda da satisfação de poder ajudar direta e indiretamente a AEB e amenizar o sofrimento dos pacientes.
 
A 10ª edição do Cuiabá Fashion será realizada no dia 26 de novembro, às 19h30, no Senar - Espaço Cenarium Rural da Famato. Os convites estão à venda no valor de R$ 120,00 (Cento e Vinte Reais) na Sala da Mulher e nas lojas parceiras.
 
Conheça as dez instituições que vão ser beneficiadas:
Casas Transitória Irmã Dulce; Creche Vó Cristina; Associação Espinha Bífida; Creche Falcâozinho; Associação Beneditina da Previdência; Grupo Incluart; Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC); Projeto Acolhe; Santa Casa e Casa Caminho Redentor. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO