Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Cuiabá participa de campanha nacional sobre marca-passo

23.09.2014
09:20
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

No dia 23 de setembro acontece em mais de 30 cidades do Brasil, inclusive em Cuiabá a campanha inédita promovida por cardiologistas para tirar dúvidas da população sobre o  implante cardiovascular conhecido como marca-passo.

Essa campanha que é de utilidade pública denominada o  Dia do Portador de Marca-passo tem como objetivo distribuir cartilhas para  pacientes que são portadores do marca-passo e passar informação e elucidar dúvidas da população em geral.

“Serão passadas informações referente às principais dúvidas: Se é verdade que causam  interferências de celulares e outros aparelhos eletrônicos, micro-ondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética  nesse implante cardiovascular e se é permitida a prática de atividade física”, comenta o cardiologista Júlio César de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Mato Grosso(SBC/MT).

Na campanha que em Cuiabá acontecerá nos shoppings Goiabeiras e Três Américas das 10h às 18h, haverá além de cartilhas, cardiologistas que estarão explicando em painéis ilustrativos, o que é o marca-passo, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências. Os cardiologistas pretendem também chamar a atenção da população para cobrar um melhor acesso dos pacientes a esse dispositivo e a consultas com cardiologistas no Sistema Único de Saúde.

“O Brasil  tem mais de 300 mil portadores de marca-passo, com media de 40 mil implantados por ano, perdendo muito em número de implantes para países vizinhos. Enquanto aqui  são implantados 199 marca-passos por milhão de habitantes, no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca-passos por milhão de habitantes”, informa o cardiologista o cardiologista Gibran Roder Feguri membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular em Mato Grosso (SBCCV/MT).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO