Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Cuiabá recebe segunda edição de Festival de Teatro de Rua

26.11.2015
15:56
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A partir do dia 01 de dezembro (terça-feira), Cuiabá recebe a segunda edição do Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua. O Festival  faz parte do Circuito de Festivais de Teatro, um projeto do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT).  O Circuito agrega Festivais da capital e no interior do estado e visa popularizar as Artes Cênicas em MT.

Durante o Zé Bolo Flô, o centro da cidade receberá apresentações teatrais de grupos vindos de São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina. Para esta segunda edição, o "Festival Nacional Zé Bolo Flô de Teatro de Rua”, pretende ser um espaço de referência e contribuição para o enriquecimento e difusão da produção nacional de Teatro de Rua em diálogo com a produção local, fortalecendo a discussão, a pesquisa e o estimulo para a criação de novos trabalhos, na perspectiva de ampliar e potencializar a produção local e o acesso do público as produções.

No primeiro dia (01/12), as 19h30 o Grupo Rosa dos Ventos apresenta a montagem Saltimbembe Mambembancos, na  Praça da República. Saltimbembe Mambembancos é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para  exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas.

No dia 02  é a vez da peça Voadeira no Circo, do  Teatro de Brinquedo (MT) aterrissar na Praça Alencastro às 18h. A montagem conta a história que acontece após a morte de Malafaias, onde Narcisa herda de seu marido o circo de bonecos, que sempre sustentou e motivou a vida do casal. O que ela não percebe é que Malafaias se foi e deu vida aos três bonecos que animavam o circo. Assim como na vida real, os bonecos aprendem a amar e odiar. Ainda neste dia, as 19h30, o Cirquinho do Revirado, de Santa Catarina apresenta "Julia", também na Praça Alencastro. A Peça gira em torno de Júlia, uma mulher das ruas. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas.

Na quinta-feira (03/12) a jornada é tripla, iniciando no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, que recebe as 9h30 A Mala d’1 Circo, do grupo Atos 2 (MT).  O espetáculo traz em seu contexto a história de um palhaço viajante chamado Tetéko, que com sua mala leva de cidade em cidade a diversão e alegria que o circo carrega. O Circo Leite de Pedras ganha a praça da República, as 18h deste dia, levando para o local Estórias de Jardim, adaptado dos contos de Oscar Wilde, “O Rouxinol e a Rosa”, “O Gigante Egoísta” e “O Aniversário da Infanta”  “Estórias que o Eco Canta”. As 20 horas o Grupo de Teatro Tibanaré (MT) realiza o Passeio Noturno com partida na Praça Bispo do José. O Passeio Noturno é um ônibus de turismo do Sr. Chico. Toda semana percorre o centro histórico de Cuiabá com o público, retratando as histórias antigas das arquiteturas, de fatos históricos e das lendas urbanas que permeiam as ruelas e becos do local.

No dia 04 de dezembro (sexta – feira), será a vez de Conversa de Botas e Batidas do Grupo Vostraz (MT) na Praça da Republica às 18h00. Trata-se de uma grande manifestação cênica da cultura popular mato-grossense por meio de cantigas populares, utilizando a ferramenta da contação de história para traduzir a riqueza e beleza do folclore do nosso Estado. As 19h30, o Lume (SP) apresenta La Scarpetta na Praça da República.

Nesta peça, o palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau prá toda a obra”, apresenta o seu Spettacolo Artistico com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Com grande vivacidade o jogo de Teotônio é contagiante, fazendo da alegria uma potência anárquica. Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação.

No penúltimo dia, 05 de dezembro (Sábado), o Grupo Nó (MT) realiza o Cortejo A busca, que percorre a Prainha seguindo para a Av. Getulio Vargas às 10h da manhã. No último dia, 06 de Dezembro (Domingo).

No último dia (06/12), a Arena Pantanal recebe o Grupo Lona Preta (SP), que apresenta O Concerto da Lona Preta as 17h30. “O Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense e em
músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.

Sobre o festival
O Festival Zé Bolo Flô propõe a ressignificação dos espaços urbanos da cidade de Cuiabá e a vivência de um território híbrido de produções de teatro de rua que dialoguem com a cidade e seus viventes enquanto espaço cênico. A idéia é proporcionar um evento que provoque encontros, experiências, celebrações e que os artistas “toquem as mãos do público”, de forma a interagir, integrar e se aproximar do espectador, diminuindo a distancia entre ambos, democratizando o acesso ao teatro de rua e provocando no público as mais diversas sensações e reflexões.

A primeira edição do Festival aconteceu em 2013, idealizado e produzido pelo Grupo Tibanaré. Conta com o apoio da  Secretaria de Estado de Cultura, esporte e lazer de Mato Grosso (Secel/MT).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO