Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Curso apresenta desafios do combate à criminalidade na fronteira

17.10.2016
16:35
FONTE: Hérica Teixeira | Sesp-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Policiais do Gefron de Mato Grosso

    Grupo Especial de Segurança na Fronteira

Transpor rios e matas fechadas, enfrentar adversidades da natureza e, ao mesmo tempo, combater a criminalidade é a missão diária de um policial que atua no Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).

Desde sexta-feira (14.10), 41 policiais (31 recém formados e 10 que já atuam no grupamento) participam do Curso de Policiamento na Fronteira (CPFron), uma intensa preparação para os desafios deste trabalho.

Atividades aquáticas, noturnas, na mata, com animais peçonhentos fazem parte da especialização. Todas as situações são acompanhadas por instrutores, que inicialmente ministram a base teórica e, posteriormente, a prática.

"A dinâmica é a construção do conhecimento. Começamos do básico para o avançado", disse o comandante do Gefron, tenente coronel PM, Jonildo José de Assis. 

Nesta primeira semana, os alunos terão aulas sobre instruções de campo. Dentre as disciplinas previstas, estão natação utilitária, estímulo do desenvolvimento sensorial de tato, olfato e audição, noções de agentes químicos, armadilhas e abrigos improvisados.

O curso é realizado em uma propriedade rural de Cáceres (250 km de Cuiabá) e segue até o dia 24 de novembro.

Natação Utilitária

Nesta modalidade, os alunos aprendem técnicas de deslocamento, sobrevivência e salvamento. Em dupla, os policiais são acompanhados por instrutores até um lago, onde recebem dicas de nado e mergulho.

Cada aluno experimentou situações que vão enfrentar no cotidiano, como entrar em ambientes aquáticos com farda, coturno e armamento.

"O policial tem que estar preparado para conseguir se salvar e, se necessário, salvar o companheiro também. É uma instrução de risco, que demanda um cuidado maior com nossos alunos", explicou o comandante.

Um dos instrutores da natação, o 2° tenente PM, Carlos Henrique Scheifer, disse que é uma situação rotineira um policial do Gefron ter que atravessar um rio para apreender drogas escondidas do outro lado.

"Nossa fronteira tem vários cursos de água e rios de grande extensão. Todo policial do Gefron tem que estar apto a, mesmo com seu armamento e farda, fazer a transposição", comentou.

Técnica AVOAT

Na segunda atividade do sábado (15.10), os alunos entraram na mata no período noturno, e os instrutores apresentaram a técnica Avoat (Aquidade visual, olfativa, auditiva e tato), que tem a finalidade de aprimorar os sentidos dos policiais.

Ser capaz de identificar o disparo de diferentes calibres de arma de fogo, por exemplo, é uma das habilidades abordadas na atividade. "É uma instrução que aprimora os sentidos para a identificação de sons, ruídos e cheiros na mata fechada", disse o comandante.

Ofidismo

Na manhã do domingo (16.10), integrantes do Exército Brasileiro ministraram aula teórica sobre animais peçonhentos e não peçonhentos.

"É muito importante saber quais medidas de primeiros socorros, caso seja picado, técnicas de captura", disse o 2º tenente do Exército, Márcio Luis de Siqueira Campos Filho.

A demonstração de captura e imobilização de serpentes foi feita em um espaço pequeno, simulando o ambiente real que o policial pode vivenciar dentro da mata.

Maneabilidade

A técnica da Maneabilidade simula situações reais de um policial em trabalho. A instrução abordou a movimentação dentro da mata, na lama, diante de obstáculos, com armamento em punho. 

O cabo PM Iver Kury Aguero foi o responsável pela etapa teórica e, depois, fez a simulação de cada item para os alunos.

"Esta técnica visa dar ao policial a capacidade técnica primordial para ele desenvolver o seu serviço na região de fronteira. Isto inclui intimidade com o equipamento, independente das condições meteorológicas", ressaltou.

Nos próximos dias os alunos terão aulas de noções de agentes químicos, orientação noturna e abrigos improvisados, dentre outros temas.

Investimentos

A política de recuperação da estrutura de Segurança Pública, iniciada na atual gestão, já assegurou vários investimentos ao Gefron. Desde 2015, o Gefron recebeu 30 pistolas calibre ponto 40, modelo 840 P. Foram adquiridas também seis mil munições calibre ponto 40 e 556.

O grupamento ainda passou por renovação total da frota de viaturas, com novas caminhonetes L200, com padrão internacional de identidade visual. O fardamento foi outro investimento realizado na unidade. A nova farda é leve, resistente ao fogo, com grande durabilidade e camuflagem com as características da vegetação da fronteira Brasil-Bolívia.

Gefron

Há 14 anos, o Gefron, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atua no combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes. O Gefron conta com três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento em Porto Esperidião.

Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO