Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Curso da UFMT marca início do maior evento da cultura de MT em Diamantino

05.05.2016
11:03
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Diamantino realiza no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de 04 a 09 de maio, das 19h às 21h30, o curso de extensão, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Patrimônio Imaterial de Mato Grosso.

Na próxima sábado (07.05), o município sediará, em frente à Casa Memorial dos Viajantes, a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso, que irá expor bens culturais do patrimônio no estado em forma de obras de arte, artefatos e fotografias de Mário Friedlander e Laercio Miranda. Haverá show com o grupo Flor Ribeirinha e lançamento de livros, com noite de autógrafos. A mostra ficará aberta para visitação até 31 de maio.

O Mato Grosso possui dois patrimônios culturais registrados no Ministério da Cultura: Ritual Yaokwa e Viola de Cocho – Modo de fazer. O primeiro é a mais longa e importante celebração realizada por este povo indígena, que habita uma única aldeia localizada na região noroeste do estado do Mato Grosso. O Ritual Yaokwa foi inserido em 2010 no Livro de Registro das Celebrações. A exposição já passou por Brasília, no edifício-sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Viola de Cocho é um instrumento musical singular quanto à forma e sonoridade, produzido exclusivamente de forma artesanal, com a utilização de matérias-primas existentes na Região Centro-Oeste do Brasil. Sua produção é realizada por mestres cururueiros, tanto para uso próprio como para atender à demanda do mercado local, constituída por cururueiros e mestres da dança do siriri. O seu modo de fazer foi registrado no Livro dos Saberes, em 2005.

No evento serão apresentadas manifestações culturais que ressaltam a riqueza e diversidade cultural de Mato Grosso, como exemplo do Guaraná Ralado (tradição aprendida com os índios Saterê-Mawê), do Funeral Bororo, das Gravatas Xavante dentre outros.

A confecção de bonecas de cerâmica, Bonecas Karajá, são uma referência cultural significativa para o povo Karajá e representam, muitas vezes, a única ou a mais importante fonte de renda das famílias. É uma atividade exclusiva das mulheres e envolve técnicas e modos de fazer considerados tradicionais e transmitidos de geração em geração.

Patrimônio Imaterial

O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade da sociedade brasileira.

Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.

Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras gerações.

Criado em novembro de 1937, o Iphan foi estruturado por intelectuais e artistas brasileiros da época e, há mais de 60 anos, responde pela proteção e conservação de grande parte dos bens culturais do país.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO