Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Mato Grosso

Decreto autoriza correção de valores do Saae em Nova Mutum

02.04.2015
19:51
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Por intermédio do decreto nº 016, do Poder Executivo Municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Mutum irá realizar a correção de valores das tarifas relativas ao fornecimento de água e serviços em Nova Mutum.  Esta ação paliativa, que passa a valer a partir do mês de abril evita a defasagem dos valores. A readequação foi autorizada com base no índice de nacional de preços ao consumir amplo (IPCA) apurado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

Este tipo de readequação está previsto na lei municipal nº 1.736 aprovada pela Câmara de Vereadores autorizando o Poder Executivo a aplicar revisão tarifária dos serviços efetuados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

A diretora da autarquia Carmem Casagrande cita que esse tipo de ação é necessária para evitar o que aconteceu em janeiro de 2014 quando o município foi obrigado a corrigir os valores, já que não havia reajuste desde 2009. “Para evitar que novamente esta situação se apresente se faz necessário o acompanhamento dos valores, corrigindo-os anualmente”, afirma a diretora geral do Saae, Carmem Casagrande.

Segundo o decreto, a correção é de 7, 1378%, para as contas com vencimento em maio deste ano.  “É necessário manter ajustado o orçamento de nossa autarquia, equilibrando receitas e despesas. Atualmente tivemos aumentos expressivos nos insumos básicos para a captação e tratamento da água, em alguns deles o aumento superou os 20%, como é o caso da energia. Esta correção segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, com base na inflação”, destaca Carmem.

Aplicação de recursos
A receita arrecada durante o último ano garantiu ao Saae investimentos estratégicos para manter seu plano de gestão dos serviços de fornecimento de água em perfeito andamento na Cidade. Foram melhoradas a infraestrutura de redes e adutoras para garantir fornecimento aos consumidores. Além da perfuração de mais um poço, já licitado, que começa nos próximos dias. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO