Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Defensor garante coleta de material genético antes de sepultamento e comprova paternidade

23.07.2014
08:37
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Um caso atípico de reconhecimento de paternidade chegou ao Núcleo da Defensoria Pública de Araputanga. Por meio de uma Ação Cautelar de Produção Antecipada de Prova, deferida pela Justiça, o Defensor Público Fernando Antunes Soubhia garantiu a coleta de material genético do suposto pai falecido do assistido W.B.F, antes do sepultamento, e 15 dias depois foi comprovado o vínculo biológico entre eles.

Antes disso, porém, muita coisa aconteceu. O pai do assistido só tomou conhecimento da existência do filho quando o mesmo estava com 27 anos e resolveu procurá-lo. Isso porque a mãe de W.B.F se mudou de Araputanga assim que engravidou.

O pai, por sua vez, em nenhum momento negou a paternidade, mas acabou falecendo antes de ser iniciado o tramite para formalização registral do vínculo biológico. Como W.B.F era fruto de um relacionamento extraconjugal, as irmãs biológicas não o aceitavam como irmão e se recusaram a fazer o teste de DNA. 

Diante disso, no dia do velório, o assistido procurou a Defensoria que, de imediato, ajuizou uma Ação Cautelar requerendo a coleta de material genético antes de seu sepultamento, com intuito de viabilizar o ajuizamento da futura Ação de Investigação de Paternidade.

“O direito à verdade biológica é um direito fundamental amparado na proteção da Dignidade da Pessoa Humana, não sendo dado a ninguém o poder de negar a outrem o direito de conhecer a sua história de vida e de se inserir em uma ancestralidade”, declarou o Defensor em trecho da Ação.

Assim, no mesmo dia, o Juiz da comarca, Arom Olímpio Pereira, deferiu o pedido e o material genético (unhas e cabelo) foi coletado e enviado ao laboratório. Quinze dias depois o exame foi realizado, confirmando o vínculo biológico.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO