Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Defensora participa de I Encontro Estadual de Mulheres Negras de Mato Grosso

28.11.2014
08:23
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Defensora Pública e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Rosana Leite Antunes de Barros, participou, nesta quinta-feira (27), da abertura do I Encontro Estadual de Mulheres Negras de Mato Grosso, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público do Estado (Sintep). 

Rosana Leite ministrou palestra sobre a violência contra a mulher negra e destacou que estas mulheres sofrem de uma conjunção perversa. “Isto é, além de serem mulheres, são negras, em um mundo ainda permeado pela discriminação e violência de gênero”. 

Conforme dados apresentados pela Defensora, de 2001 a 2011 60% das mulheres mortas no Brasil vítimas de violência doméstica eram negras. No Centro Oeste o percentual sobe para 68%. Além disso, 85% das mulheres traficadas no país, são negras, assim como as mesmas representam o maior índice de desemprego, de mulheres analfabetas e de trabalho doméstico. 

Já no que diz respeito a violências doméstica e familiar, 92,2% ocorrem contra as negras, contra 89,3% das brancas. Ainda segundo Rosana Leite, as mesmas são minoria em cuidando de receptoras de órgãos. “A violência contra a mulher negra ocorre de longa data, pois, na era da escravidão se provava a virilidade masculina com o estupro às mulheres negras”, completou a Defensora. 

O encontro terá duração de dois dias, sendo que nesta sexta-feira (28), às 16h, será realizada a I Marcha Estadual de Mulheres Negras de Mato Grosso, que servirá como preparação para a Marcha Nacional, em maio de 2015.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO