Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Defensora se reúne com equipe do HGU e garante cirurgia a menor

23.06.2016
15:18
FONTE: Gabriela Galvão | Assessoria de Imprensa

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Após descumprimento de liminar, a Defensora Pública Synara Gusmão se reuniu com a equipe do Hospital Geral Universitário (HGU) e garantiu a cirurgia do menor T.O.G. de forma administrativa. A criança, que já teve alta e passa bem, era portadora de Neoplasia de comportamento incerto (tumor cerebral) e necessitava de cirurgia urgente. 

Conforme explicou a Defensora, a mãe do menor, Tatiani Rita Onori, procurou a Defensoria Pública durante o regime de plantão, informando que a doença de seu filho estava causando muitas dores de cabeça e perda progressiva da visão, precisando com urgência da cirurgia para remoção do tumor.

Interposta a ação, a liminar foi deferida no mesmo dia, com prazo de 12 horas para cumprimento. “O Estado foi intimado em 30 de maio, mas não cumpriu a liminar. Então, em seis de junho a Defensoria peticionou pedido de bloqueio no valor de R$ 252 mil para que a cirurgia fosse realizada numa clinica particular, haja vista a gravidade do caso. Contudo, ao invés do bloqueio, o judiciário concedeu mais cinco dias para que o Estado cumprisse a liminar”. 

Com a decisão, a Defensora e a Secretária Adjunta Municipal de Saúde, Iracema Maria Cardoso de Queiroz, foram ao Hospital Geral, onde a criança estava internada aguardando a cirurgia, a fim de buscar uma solução imediata para o caso. Depois de discutirem as possibilidades, foi autorizada a cirurgia, que foi realizada dois dias depois. 

"Visitei aquele menino antes e depois da cirurgia e não tenho palavras para descrever a emoção de receber aquele abraço tão apertado e ver a alegria nos olhos daquela mãe.  Só tenho a agradecer o apoio da Secretária, da Diretora do HGU e de toda equipe daquele hospital. Muito mais que a economia de R$ 250 mil aos cofres públicos, a vida de uma criança foi salva e isso não tem preço", finalizou a Defensora.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO