Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Defensora vai a Setas conhecer ônibus do programa “Mulher, Viver Sem Violência”

20.03.2015
07:09
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Defensora Pública Rosana Leite Antunes de Barros, presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público Estadual, União Brasileira de Mulheres de Mato Grosso e Superintendência Estadual de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira (19), para tratar do fórum para implementação das ações da unidade móvel de atendimento às mulheres do campo do programa “Mulher, Viver Sem Violência”.

Na oportunidade, a defensora explicou que no papel de presidente do CEDM pretende participar de forma ativa, em conjunto com a Setas, das atividades desenvolvidas pelo projeto da Rede Lilás. “Queremos proteger as mulheres garantindo uma política pública de qualidade. Sendo assim, temos que direcionar as ações para as áreas do Estado que mais necessitam”, lembrou Rosana Leite.

Ivone Rosset, secretária adjunta de Trabalho e Emprego, falou da importância do trabalho integrado com outras entidades. “A minha intenção logo para o mês de abril é realizar uma ação efetiva que cumpra a finalidade inicial do programa, atendendo mulheres da zona rural, como por exemplo da Baixada Cuiabana. A união de esforços com o Conselho e os outros órgãos só enriquece o nosso trabalho, aumentando a chance de sucesso das estratégias traçadas para atrair as mulheres que precisam desse tipo de atendimento”, enfatizou.

Uma nova reunião ficou definida para o dia 24 de março às 14h no auditório do Sine para que seja definitivamente criado o fórum que irá acompanhar e fiscalizar as ações da unidade móvel, respeitando a legislação a que foi proposto pelo projeto do governo federal. Além disso, será feito um levantamento das atividades que já foram desenvolvidas até agora e um mapeamento socioeconômico da agricultura familiar das mulheres mato-grossenses.

Serão convidadas a participar da reunião outras entidades como o Incra, a AMM, a Sedraf, a PJC, o CTB-MT, a Sesp, o MDA, a Fetagri, a Pastoral da Terra e os Consórcios Regionais.

Sobre a unidade móvel 
Mato Grosso, assim como todos os estados brasileiros, recebeu duas unidades móveis de atendimento às mulheres do campo, parte do programa “Mulher, Viver Sem Violência”. O investimento é de mais de R$ 1 milhão, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em parceria com o governo estadual, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

As unidades móveis são ônibus especialmente desenvolvidos para o trânsito fora de estrada, adaptados para o atendimento às mulheres do campo e da floresta. Estão equipadas com duas salas fechadas para garantir a privacidade.

O objetivo é implantar um modelo de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública. Isso permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente, o acesso das mulheres que vivem no campo e na floresta aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO