Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Defesa tenta reverter no TJMT e STJ prisão preventiva de ex-deputado

03.03.2015
17:27
FONTE: Carolina Holland/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os advogados de José Riva, preso há dez dias no Centro de Custódia de Cuiabá, aguardam decisões dos recursos que tramitam no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o ex-deputado seja colocado em liberdade. Riva é acusado pelo Ministério Público do Estado (MPE) de liderar um esquema que teria desviado R$ 62,2 milhões da Assembleia Legislativa. Além dele, outras 14 pessoas fariam parte da quadrilha, inclusive a mulher de Riva, Janete, que na época dos supostos crimes ocupava o cargo de secretária de Administração e Patrimônio do legislativo mato-grossense.

Preso preventivamente desde o dia 21 de fevereiro por determinação da juíza Selma Rosane Santos Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado, o ex-deputado já teve dois pedidos de soltura negados pela Justiça. O primeiro foi pelo desembargador Rondon Bassil Dower Filho, do TJMT, no último dia 25. O segundo foi dois dias depois, pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, do STJ, que negou seguimento ao recurso da defesa.

Conforme o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o pedido de soltura de Riva foi encaminhado para a Procuradoria Geral de Justiça para manifestação. E, depois, será enviado de volta para o TJMT. Já no STJ, a defesa entrou no dia 1º de março com novo recurso, que pode ser julgado ainda nesta semana.
Na quarta-feira (4), Riva poderá receber visitas. Os que podem ir visitá-lo são os filhos, a esposa e a Nora. Já o advogado dele tem autorização para ir ao Centro de Custódia todos os dias, das 8h às 18h.

Entenda o caso
De acordo com a denúncia do MPE, o desvio milionário de dinheiro da ALMT ocorria por meio de fraude em licitações feitas com cinco empresas de fachada, e teve o envolvimento de servidores da ALMT e empresários. As compras - de material de informática e de escritório - eram realizadas, mas os materiais não eram entregues. Entretanto, os funcionários da ALMT atestavam que os itens haviam sido recebidos.

O dinheiro das aquisições era sacado da boca do caixa por empresários envolvidos e boa parte do montante era entregue em mãos a José Riva, que ocupava o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora do legislativo estadual. As investigações deram origem à Operação Imperador, do Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado), deflagrada no dia 21 de fevereiro e que levou Riva à prisão.

Trajetória
Riva foi eleito cinco vezes consecutivas como deputado estadual e responde a pelo menos 127 ações na Justiça, tanto na esfera cível quando criminal. Nesse período, ocupou os cargos de presidente da Assembleia Legislativa e de primeiro-secretário da Mesa Diretora da ALMT. No ano passado, foi barrado pela Lei da Ficha Limpa quando tentou candidatar-se a governador de Mato Grosso, por já ter quatro decisões colegiadas contra si no TJMT.

A mulher dele, Janete Riva, lançou-se ao governo no lugar do marido, mas terminou a disputa em terceiro lugar. Entretanto, a família conseguiu eleger pelo menos uma representante no pleito de 2014: Janaína Riva, filha do casal, foi eleita para ocupar uma das cadeiras do legislativo mato-grossense.

Na última semana, o Conselho Deliberativo do extinto Fundo de Assistência Parlamentar (FAP) da ALMT aprovou o pagamento de pensão vitalícia a José Riva. O valor pago deverá ser equivalente a um salário atual de deputado estadual, que é de R$ 25,3 mil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO