Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Delegada pede prisão de mais 5 por fuga em massa de cadeia de MT

12.02.2015
21:53
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cadeia Pública de Nova Mutum

A delegada de Nova Mutum, Angelina de Andrade, pediu a prisão de mais cinco pessoas suspeitas de participar da fuga em massa na cadeia pública do município, distante 269 km de Cuiabá, e indiciou oito pelos crimes de formação de quadrilha, facilitação de fuga e furto de armas. O inquérito aberto para apurar o caso, que ocorreu no último dia 5, foi concluído nesta quinta-feira (12) pela Polícia Civil.

Ao G1, a delegada informou que solicitou à Justiça a prisão das duas mulheres que teriam seduzido e dopados dois agentes penitenciários, também de dois presos que planejaram a fuga e levaram diversas armas da unidade prisional, como ainda de um homem que estava em um veículo e auxiliou os comparsas. Ela manteve a prisão do ex-diretor da cadeia pública e dos dois agentes, que trabalhavam no dia do crime.

“Eu colhi depoimentos de diversos detentos que fugiram e foram recapturas, dos que não foram, de familiares. Também analisei as imagens do circuito interno da cadeia que mostram o momento em que as duas mulheres chegam e na hora que elas fogem junto com os 27 detentos. Todos foram identificados”, revelou a delegada. O documento foi encaminhado para o Fórum.

Andrade conta que recebeu diversas denúncias contra os três servidores públicos sobre supostas irregularidades que ocorriam dentro da cadeia. Dessa forma, instaurou um novo inquérito contra eles, nesta terça, pelos crimes de peculato e corrupção. A investigação tem prazo de 30 dias para ser concluída.

As imagens do circuito interno de segurança da cadeia, segundo a delegada, mostram o momento em que as duas mulheres, sendo uma delas namorada de um preso, chegam à unidade e os agentes abrem o portão da frente, por volta das 22h35, no dia 5 de fevereiro. As duas teriam ficado por mais de uma hora no local com os agentes e, quando uma delas sai e  vai para a área externa. Nesse momento, conforme descreveu a Angelina, o então diretor da cadeia vai para o pátio fumar. "A imagem mostra que, quando a suspeita sai, o diretor vai para fora fumar, ou seja, ele estava na cadeia e não estava dormindo".

As duas amigas teriam permanecido na cadeia até 1h45, quando fogem pela porta da frente junto com os detentos. "Uma delas saiu de mãos dados com o namorado, que estava preso e seria quem arquitetou a fuga", disse a delegada. Mais um dos foragidos foi recapturado nesta terça-feira. Dos 27 detentos, 13 já estão novamente na cadeia e 14 se encontram foragidos.

A Polícia Militar informou que o reeducando foi localizado no Distrito do Ranchão, área rural distante 30 quilômetros de Nova Mutum, no período da tarde. Ele cumpre pena por homicídio e pelo crime de receptação.

Denúncias
No processo criminal, consta o depoimento de um preso revelando que o ex-diretor e os dois agentes cobrariam entre R$ 800,00 e R$ 1,5 mil para liberar o consumo de entorpecentes na cadeia. Diversas irregularidades também foram relatadas por um agente penitenciário que atualmente trabalha em outro presídio do estado - “festinhas” com bebidas alcoólicas e até churrasco seriam permitidos aos presos, segundo o depoimento dele. Os fatos serão investigados no novo inquérito instaurado pela delegada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO