Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Deputado quer garantias e extensão do Programa Luz Para Todos em MT

27.03.2015
11:17
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • deputado federal Ezequiel Fonseca
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) se reuniu com o diretor nacional do Programa Luz para Todos, Aurélio Pavão de Farias, nesta quinta-feira (26), no Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, para discutir a cumprimento e extensão do programa no Estado de Mato Grosso.

Em audiência, o diretor explicou que a empresa responsável pelo controle da concessionária de energia no Estado passou por dificuldades, pleiteando recuperação judicial, isso a impediu de assinar contrato com o MME para executar o programa.

Segundo ele, devido às restrições orçamentárias e dificuldades financeiras das empresas do setor elétrico e com base no senso do IBGE de 2010 cerca de 5,7 mil ligações de energia elétrica foram autorizadas, não impedindo que a distribuidora atenda a diferença da demanda através do plano de expansão da concessionária.

O deputado, por sua vez, sugeriu a realização de um encontro no Estado, com a participação de autoridades municipais, representantes da Aneel e do Programa Luz Para Todos com intuito de cobrar explicações pelos atrasos nas obras e intermediar junto concessionária através da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) um cronograma e maior efetividade na prestação do serviço.
 
O diretor destacou a importância da proposta e garantiu participar da reunião, previamente agendada apara ocorrer no mês de abril. Ao todo, cerca de 5,7 mil famílias aprovadas aguardam serem contempladas com o programa, para alguns municípios o prazo de universalização vai até o ano de 2017. Porém, a demanda supera a ordem de 32 mil famílias nas mais diversas regiões do Estado.

Defensor da agricultura familiar, Ezequiel Fonseca aponta a necessidade de assegurar às famílias rurais o benefício. Para ele, a energia é um vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo com a redução da pobreza e aumento na renda. O programa visa levar energia elétrica para a população do meio rural de forma gratuita.

O Luz Para Todos foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 4.873, de 11 de novembro de 2003, com objetivo de acabar com a exclusão elétrica no país.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO