Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Deputados debatem melhorias para o setor de base florestal com a Sema

05.03.2015
14:19
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os deputados estaduais promoveram reunião com a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ana Luiza Peterlini, Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o setor de base florestal, através da diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), nesta terça-feira (4), para debater melhorias para o segmento e obter a liberação do manejo.
 
Durante o encontro, foi formado um grupo de trabalho da secretaria e do setor, que já inicia os trabalhos na próxima segunda-feira (9), para resolver os gargalos do setor, principalmente na questão do sistema operacional da Sema. 
 
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), a presença da secretaria foi importante para debater o setor de base florestal e tentar resolver os problemas para dar celeridade na apreciação de projetos de manejo.
 
A secretaria explicou que nesse ano, foram liberados 27 projetos de manejo, de 250 processos em andamento. Além disso, hoje existem mais de 2 milhões de metros cúbicos de madeira que estão no mercado, aprovados no ano passado e nesse ano e disponíveis para comercialização. Dentro de 10 dias, um novo sistema será implantado e a expectativa é para melhoria nos procedimentos.
 
“Hoje, temos quatro sistemas diferentes e um não interliga com o outro. Esperamos acabar com essa questão do manejo. A Sema está com alguns gargalos, fase de transição de equipe, temos legislação para ser aprovada na Assembleia Legislativa que será apreciada na reforma administrativa, que pode dar agilidade, transição de tecnologia. O grupo de trabalho vai sentar para minimizar as dificuldades apresentadas pelo setor. Esses gargalos indicam que são por conta de questões técnicas de sistema”, explicou a secretária.   
 
Uma das possibilidades apresentadas pelo setor é que a liberação do projeto de manejo desse ano seja feito no sistema antigo e que o novo seja após um período de transição e validação para o próximo ano.
 
Presidente do Cipem, Geraldo Bento, lembrou que a safra da madeira começa em 30 dias, e o setor gera mais de 100 mil empregos, e até o momento, poucos projetos foram liberados. “O setor precisa com previsão anual e por isso, precisamos olhar para a frente. Sabemos que não é culpa da secretaria e sim da Sema, o problema vem se alongando ao longo dos anos. Se ficar assim, vai ter desemprego e vamos ter que fechar as portas. Também sugerimos que seja dada autonomia aos sindicatos regionais para analisar os projetos e deixar de exigir a vistoria previa como obrigação para a liberação de projetos”, argumentou.
 
Além de Guilherme Maluf, participaram da reunião o presidente da Fiemt, Jandir Milan, e os deputados Oscar Bezerra (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Zeca Viana (PDT), Pery Taborelli (PV), Wagner Ramos (PR), Romoaldo Júnior (PMDB) e Wancley Carvalho (PV).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO