Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Derf-VG prende funcionários de empresa envolvidos em esquema de furto e venda de fios de energia

26.08.2016
15:46
FONTE: Assessoria | PJC-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cinco funcionários de uma empresa transportadora, envolvidos em furtos e vendas de cabos e fios de energia elétrica furtados, foram detidos pela Polícia Judiciária Civil, na quinta-feira (25.08). A ação foi realizada dentro de investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande. 

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa. O adolescente que também estava envolvido no esquema, teve lavrado um boletim de ocorrência circunstanciado (BOC) pelo ato infracional análogo ao mesmo crime. Apontado como mentor do crime, um dos meliantes também responderá pelo crime de corrupção de menores.

O esquema criminoso foi descoberto durante diligências da equipe da Derf-VG, que identificou o momento em que dois homens, funcionários de uma transportadora, tentavam vender cabos e fios novos em um ferro-velho.

Ao perceber a situação os investigadores suspeitaram que os materiais poderiam ter origem ilícita. Em conversa, o proprietário do ferro-velho, confirmou que o primeiro suspeito estava lhe oferecendo os materiais a preços módicos. Questionado, ele confirmou que os cabos e fios haviam sido furtados da empresa “Elétrica Paraná”, e que tinha recebido o material de um segundo envolvido.

Em seguida, os policiais civis da Derf-VG se deslocaram até a empresa, onde após analisarem as imagens e entrevistar os suspeitos, foi descoberto que o esquema do furto iniciava com o vendedor da empresa, o mentor do esquema.

Segundo a Polícia, o vendedor meliante simulava uma venda e solicitava para o menor, separar as mercadorias rapidamente e as encaminhava para um terceiro suspeito, que conferia e fazia a liberação para a entrega. Os produtos eram repassados para o entregador, segundo envolvido, para que ele retirasse de dentro da empresa. Posteriormente, os materiais eram entregues para o primeiro meliante interrogado pela polícia, para que ele realizasse a venda.

Conforme o delegado, Eduardo Rizzotto de Carvalho, todos eles tinham pleno conhecimento de que se tratava de furto.  O proveito do crime era divido entre os suspeitos, que já teriam realizado outros desvios em outras oportunidades, utilizando-se do mesmo procedimento. “Os materiais furtados apreendidos foram avaliados em cerca de R$ 3 mil”, destacou o delegado.

Em suas declarações, o menor afirmou que o vendedor  foi quem o chamou para entrar no esquema de desvios de mercadorias, e que ele ganharia R$ 100 por orçamento separado. Após a confecção do boletim de ocorrência circunstanciado (BOC), o adolescente foi liberado e entregue para o responsável legal.

Os outros quatro envolvidos foram presos em flagrante por furto qualificado e associação criminosa. O mentor da ação criminosa também responderá por corrupção de menores.

Participaram da ação os policiais civis Willias Pereira e Fábio Teles, coordenados pelo delegado de polícia Eduardo Rizzotto de Carvalho.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO