Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

'Dia D' contra sarampo e poliomielite será neste sábado em Cuiabá

21.11.2014
07:25
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem abrir em Cuiabá neste sábado (22) para o 'Dia D' da vacinação contra a poliomielite e sarampo. A campanha teve início no dia 10 e deve se estender até o dia 29 de novembro. A meta na capital mato-grossense é imunizar mais de 38 mil crianças.

De acordo com a responsável técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cláudia Soares de Souza, a cobertura da campanha ainda está baixa, mas a expectativa é que o número de crianças vacinadas aumente. "Estamos na expectativa de que esses números irão melhorar consideravelmente após a realização do dia D da vacinação. É uma oportunidade para que os pais, que trabalham durante a semana, levem seus filhos para tomar a vacina", ressaltou.

Desde que começou, a campanha atingiu apenas 14,9% da meta estipulada no número de vacinas aplicadas contra a a poliomielite. Das mais de 38 mil crianças previstas para receberem a vacina, apenas 5.785 foram imunizadas. Na vacinação contra sarampo apenas 3.957 crianças receberam a vacina. A meta é de que mais de 33 mil compareceram nas unidades de saúde.

A campanha contra poliomielite tem como público-alvo crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. O 'dia D' tem como objetivo manter a erradicação da doença no país, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. A ação vale para colocar em dia a vacinação atrasada e também para a dose de reforço de quem está com o calendário em dia.

Já contra sarampo, a recomendação é de que sejam vacinadas crianças entre um e cinco anos de idade incompletos. A meta para Cuiabá, segundo a prefeitura, é atingir pelo menos 95% do público-alvo. A vacina, conhecida como tríplice viral, além de imunizar contra o sarampo, garante também a proteção contra a rubéola e a caxumba. O Brasil é considerado livre do sarampo desde 2000.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO