Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Dia de Campo mostra novas tecnologias para os agricultores familiares

31.03.2016
19:28
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cerca de 160 agricultores familiares e estudantes da região participaram durante a manhã de hoje (31) de um Dia de Campo que marca o início do 3º Fórum Regional da Agricultura Familiar.

A atividade contou com a apresentação dos cultivos e palestras com a equipe da Embrapa, Empaer e Prefeitura, abordando questões específicas da olericultura, mandiocultura, fruticultura, opções de plantas forrageiras, cultivo do feijão-caupi e sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, ressaltou a importância de repassar as tecnologias estudadas aos pequenos produtores. “Desde dezembro novas tecnologias foram implementadas dentro do campo experimental, e isso agora é transferido para alunos, produtores rurais, enfim, para aqueles que se interessam em trabalhar para esse ramo da agricultura, não é apenas para agricultura familiar, qualquer agricultor pode trabalhar com isso, então essa transferência se inicia hoje e os modelos aí colocados mostram que é possível produzir muito bem em pequenas propriedades”.

Entre as pesquisas apresentadas estava o uso de telas de sombreamento para a produção de hortaliças, estufa, mulching, sistema mandala, e testes com materiais de cenoura, repolho, pepino, pimentão, legumes gourmet, entre outros.

O agricultor familiar, Celito João Trevisan, avaliou positivamente as pesquisas e o Dia de Campo. “Essa exposição é uma vitrine aonde que todas as pessoas que vem aqui indistintamente se ela é produtora, observadora ou consumidora, ela vai encontrar motivos para enriquecer o conhecimento dela. Tanto quem vai produzir, como quem vai comercializar, como quem vai consumir, aqui se encontra de tudo e temos produtos da agricultura familiar de excelente qualidade”,

Trevisan ainda destacou que o consumidor está cada vez mais exigente e os produtores precisam se adequar para atender melhor o mercado. “A conscientização das pessoas que vem acontecendo eu acho que vai evoluir muito ainda, é muito importante a conscientização do consumidor porque vai exigir produtos de melhor qualidade, mais apresentáveis, mais duráveis, com menos pesticidas, e por outro lado a conscientização do produtor que está entrando nessa linha de produzir produtos de melhor qualidade, com menos contaminantes”.

O estudante de técnico de agropecuária, Felipe Garcia Ferreira, pontuou que a participação dos jovens em eventos como este auxilia no aprendizado. “Nós temos o conhecimento do que está acontecendo no dia a dia, e isso ajuda bastante a gente a estar conhecendo variedades novas que estão tendo no mercado, é uma ajuda muito boa para nós que estamos começando no ramo da agricultura”.

A programação do 3º Fórum Regional da Agricultura Familiar continua amanhã (01), no auditório da Fundação Rio Verde, a partir das 7h30, com palestras sobre regularização fundiária e restauração florestal. Entre os assuntos em pauta está a produção de sementes para reflorestamento como oportunidade de negócios para o pequeno produtor.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO