Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Mato Grosso

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil será comemorado nesta sexta-feira

30.05.2014
08:24
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Mato Grosso (Fepeti/MT) realizará na próxima sexta-feira (30/05) o evento “Todo dia é dia de ser criança”, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A perspectiva é reunir 800 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, para um dia de atividades recreativas e educativas no Sesipark, em Cuiabá. A programação vai das 13h às 17h e contará com a presença dos humoristas Nico e Lau, além de brincadeiras e premiações.

O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) participará do evento por meio do programa ‘Me Encontrei’, que apoia a prevenção e erradicação do trabalho infantil e, ao mesmo tempo, capacita jovens entre 14 e 18 anos para o mercado de trabalho. Para o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, é preciso valorizar aqueles que construirão o futuro do país. “Temos que, desde já, encontrar maneiras de erradicar o trabalho infantil, mas ao mesmo tempo, criar soluções para que essas crianças encontrem bases sólidas na educação”.

O evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade mato-grossense da necessidade de assegurar às crianças e aos adolescentes não apenas direito à vida, mas à saúde, à educação, ao lazer, à cultura e à convivência familiar e, principalmente, à proteção contra toda forma de exploração, violência e discriminação. Também participarão do evento, crianças e adolescente oriundas dos projetos MPT na escola, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ProJovem e Siminina.

Desde 2009 o Fepeti vem realizando anualmente evento alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, chegando em 2014 a sua 6ª edição. Como a data este ano coincidirá com a abertura dos jogos da Copa do Mundo no Brasil (12/06), o Fórum decidiu pela antecipação das comemorações para 30 de maio.

FEPETI
Instituído com a missão de “ser um espaço permanente e democrático de articulação, sensibilização e mobilização das instituições governamentais e da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil”, o FEPETI/MT congrega órgãos públicos e representantes da sociedade civil organizada, dos trabalhadores e empregadores, bem como operadores do Direito.

Em fevereiro deste ano o TRT de Mato Grosso passou a responder pela secretaria executiva do Fórum, função que está sendo exercida pela desembargadora Eliney Veloso (titular), ao lado do juiz auxiliar da Presidência Paulo Brescovici (suplente).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO