Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Dicas para que tudo dê certo no seu intercâmbio

24.04.2014
09:04
FONTE: Maurício Aguiar

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Estudar fora do país não é uma decisão tão simples de se tomar. Mudar de ambiente, aprender um novo idioma e viver em uma cultura totalmente diferente da nossa requer, entre outras coisas, planejamento.
Por isso, seguem dicas para quem decidir tomar coragem e ir atrás dessa realização. Afinal, além de adquirir conhecimentos específicos, o intercambista pode crescer pessoalmente com a viagem. 

A primeira dica antes de começar a preparar as malas é: se programa com antecedência. Quanto antes você decidir realizar o intercâmbio, mais tempo terá para planejar todos os trâmites da viagem. Garanta que você vai ter tempo para emitir seu passaporte, caso ainda não possua um, o visto do país de destino e os demais documentos necessários, que variam de acordo com o local para onde você vai. Insira nesse planejamento também um estudo sobre a cultura local, o aperfeiçoamento do idioma e a programação de viagens que irá fazer quando estiver lá, além dos locais que deseja conhecer, claro. No site do Itamaraty tem a lista de todos os consulados no Brasil.

Outro passo importante para o estudante é obter informações sobre a cidade em que irá ficar e o local aonde vai se hospedar. Também é necessário refletir sobre a questão do choque cultural, além de buscar informações sobre os custos do transporte, alimentação, opções de lazer, etc. Quanto a isso, geralmente os alunos encontram na própria universidade ou escola em que irão cursar um funcionário designado para auxiliá-los na adaptação.
 
Abaixo, as dicas mais importantes para realizar um bom intercâmbio.
1. Compare
Há inúmeras prestadoras de serviços brasileiras que oferecem serviços de intercâmbio, mas nem sempre elas são a melhor opção. Procure pesquisar em agências, escolas e se arrisque até fazer todas as contas por conta própria. Algo que pode sair caro, mas que poucos se lembram, é que países da Europa e a Austrália exigem seguro viagem de seus estudantes e nem todas as seguradoras contam com esse serviço - a Mapfre Seguros, por exemplo, é bem conhecida por outros serviços, mas não tem esse.

2. Planejamento e pesquisa
Antes de deixar o Brasil, procure adquirir todas as informações possíveis sobre o lugar e a cidade em que você vai ficar. Isso pode evitar situações inesperadas. Conheça o sistema de transporte da cidade, as linhas disponíveis do aeroporto ao seu local de hospedagem e as distâncias que terá de percorrer - Google Maps pode te ajudar muito nisso.

3. Esteja sempre comunicável
Quando você está em outro país, principalmente sozinho (a), situações inusitadas podem acontecer. Por isso, é importante você ter sempre disponível os telefones que irá precisar em um caso de emergência ou se perder, por exemplo. Os telefones da universidade, do local da sua acomodação, da companhia aérea, da operadora brasileira para fazer ligações a cobrar, do seguro saúde, todos esses são muito recomendáveis. Tenha-os sempre à mão.

4. Documentação
Procure deixar cópias dos seus documentos no Brasil e leve com você cópias autenticadas ou os originais dos seus principais documentos. Eles podem ser necessários em caso de extravio ou furto de documentos. Sobre o passaporte, o ideal é não carregar ele sempre com você. Por isso, tire uma cópia autenticada dele e mantenha o original guardado em segurança. 

5. Economia
Quando já estiver na cidade, procure ler os jornais e sites locais, pois além de aprender a língua mais rápido, pode encontrar promoções de opções de lazer e assim economizar os gastos.

6. Fuja de brasileiros
Se a sua intenção é, principalmente, aprender outro idioma, fazer amigos brasileiros pode até ser mais confortável, mas não vai te ajudar nesse objetivo. Tente interagir mais com estrangeiros, pois eles geralmente são simpáticos e não vão ligar para o modo peculiar com que você fala.

7. Respeite tudo e todos
Em muitos países, existem regras e leis diferentes das nossas. Procure conhecê-las e respeitá-las, sempre. Além de serem rígidos, as multas para quem desrespeita as leis podem ser bastante altas e você pode até ser deportado, caso as autoridades locais achem que seu comportamento foi muito além do tolerável.

Maurício Aguiar

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO