Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Dilmar negocia retirada de projeto e mensagem que dispensa vistoria prévia é aprovada

28.05.2015
14:44
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A  Assembleia de Mato Grosso aprovou em segunda votação, na sessão legislativa desta quarta-feira (27),  a Mensagem nº 32 de 2015, que dispensa a vistoria prévia para obtenção do  Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).   De acordo com o projeto, o engenheiro florestal ficará responsável pelos dados e declarações apresentadas, sob pena de responder  civil e criminalmente. A matéria foi proposta inicialmente pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM)  que retirou a propositura da pauta, em razão do vício de iniciativa, e negociou com o executivo Estadual a publicação de uma Mensagem.
 
“A emissão de licenças estava travada na Sema por uma série de fatores, entre eles, o  problema da vistoria prévia. Esse projeto  simplifica a emissão da Autorização de Exploração [Autex] e alivia o setor de base florestal, que estava demitindo e fechando as portas no nortão, inviabilizando a economia. Essa mensagem mostra  a vontade do Estado em resolver o problema e valorizar esses profissionais, mas também acata uma solução que eu e os deputados Oscar Bezerra e Janaína Riva vínhamos cobrando desde o início deste ano ”, afirmou Dal’ Bosco.
 
Dilmar explica que a mensagem inverte a tramitação atual dos Planos de Manejo Florestal,  uma vez que elimina a inspeção na fase inicial do processo e normatiza a vistoria de acompanhamento, que é feita na durante a colheita da madeira. Outro avanço é com relação a prorrogação da Autorização de Exploração  que passa a ser possível mediante o relatório de acompanhamento do responsável técnico. Ele afirma ainda que, no atual modelo,  era necessário esperar entre seis meses e dois anos pela liberação da Autex.
 
“Hoje todos os planos de manejos precisam de vistoria na fase inicial e a Sema  não faziam o acompanhamento do resto  do processo, que é onde ocorrem os maiores problemas ambientais. A proposta agora obriga o melhor  monitoramento da secretaria na fase produtiva”, esclareceu Dilmar.
 
Na avaliação do deputado,  a liberação da vistoria prévia, que passa pelo processo de  redação final e deverá ser encaminhada nesta quinta-feira à sanção governamental, deve amenizar os problemas do setor, mas não é uma solução definitiva.  Ele pontua que a a Pasta passa por uma fase de transição, não só de governo, mas de legislação e sistema de tecnologia. Problemas com  material humano também estão sendo resolvidos com  a reforma administrativa.
 
“Existe um descompasso na análise dos processos, principalmente pelo fato de a secretaria contar com um quadro reduzido,  de apenas 14 técnicos para analisar um passivo de  480 processos.  A liberação de vistorias deve agilizar os manejos”, pontuou.
 
Uma outra proposta que deve ser apresentada pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco para agilizar a emissão do PMFS é a terceirização de técnicos cadistas para análise de imagens. A matéria está em estudo pela assessoria jurídica  do parlamentar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO