Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Diretor SAAE tranquiliza consumidor quanto à qualidade da água servida em Lucas do Rio Verde

28.10.2014
18:07
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O consumidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde – SAAE – pode ficar tranquilo quanto à qualidade da água fornecida no município. A afirmação partiu do diretor da autarquia, Juliano Manzeppi, ao falar sobre o problema vivido pelo município vizinho, Tapurah, que foi recomendado a suspender o fornecimento a dois bairros em razão da detecção do vírus da hepatite A feito por exame pelo Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz). Os exames laboratoriais foram realizados nos meses de junho e outubro deste ano, após fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. 

Manzeppi esclarece que a água fornecida em Lucas do Rio Verde recebe tratamento na saída dos poços, através da desinfecção. “Quanto a esse risco a população pode ficar tranquila quanto a água do SAAE, pois fazemos a desinfecção, monitoramento nos laboratórios nossos diariamente, semanalmente, além de contar com laboratórios de outras cidades que veem e fazem a coleta e fazem essa análise”, informou o diretor.

O diretor do SAAE defendeu uma análise mais aprofundada sobre o caso envolvendo o município vizinho. Manzeppi disse que pesquisou e não encontrou análise que possibilite com exatidão a presença do vírus da hepatite A na água. “O que pode ocorrer, talvez, não sei se é isso que aconteceu lá, tenha tido algum surto de hepatite A na redondeza, e acharam algum coliforme, água que não tenha sido tratada, e às vezes nem é do abastecimento”, opinou Juliano, acrescentando que essa suposta contaminação possa ter ocorrido num rompimento de rede ou até em caixa de água que possa não ter recebido a limpeza adequada. 

“Eu acho até leviano falar que foi da água de abastecimento, porque na saída das águas tem o tratamento”, assinalou.

A medida adotada pelo MPE foi interromper, em caráter preventivo, o fornecimento de água dos poços de captação dos bairros Jardim Juliana e Cristo Rei, além de recomendar providências imediatas referentes ao diagnóstico dos possíveis casos de Hepatite A, bem como, a implementação de ações preventivas voltadas ao esclarecimento da população. Entre elas, mobilização de agentes de saúde e campanhas públicas para implementação de medidas educacionais de higiene e manuseio da água. E, por fim, com a oferta de vacinação gratuita contra a Hepatite A, em consonância com a profilaxia recomendada pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. 

Em até 30 dias, o município também deverá proceder com novos testes de qualidade da água junto à rede pública de abastecimento, principalmente, dos poços infectados. “Que todas as medidas implantadas sejam estabelecidas sem ônus financeiro para o cidadão, evitando-se o agravamento da taxa do serviço de abastecimento de água”, traz trecho do documento recomendatório emitido na última quinta-feira (23.10).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO